Brasil vai à Micam Milano com 60 marcas de calçados

25/08/2022
Fonte: Abicalçados

Fonte: Abicalçados

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), prepara a ida de 60 marcas brasileiras de calçados à Micam Milano, na Itália. O evento, realizado em Milão entre 18 a 20 de setembro, é considerado um dos mais importantes do mundo para o setor e recebe milhares de visitantes, a maior parte deles da Europa.

Diante de uma demanda internacional aquecida, e com os olhos voltados para o Brasil, a expectativa é bastante positiva. “Na mais recente edição da feira, em março, as marcas brasileiras realizaram mais de US$ 25 milhões em negócios. Existe uma procura cada vez maior por calçados brasileiros pelos atributos de qualidade e sustentabilidade, uma exigência de mercados mais sofisticados, caso do europeu”, avalia Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados.

O otimismo é corroborado pelos números de exportações nos primeiros sete meses do ano. Entre janeiro e julho, conforme dados elaborados pela Abicalçados, as exportações do setor somaram o embarque de 86,87 milhões de pares, que geraram US$ 763,4 milhões, incremento tanto em volume (+31,8%) quando em receita (64,8%) em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Sustentabilidade

Para chamar atenção para o tema, nesta edição, a Micam Milano contará com um espaço dedicado à sustentabilidade das marcas expositoras. “Teremos um espaço para divulgar a sustentabilidade da indústria calçadista brasileira, no qual teremos expostos calçados de empresas que já são certificadas e que estão em processo de certificação no programa Origem Sustentável”, adianta Paola, ressaltando que o programa já conta com 17 empresas certificadas e mais de 60 em processo de certificação.

Levando em consideração as dimensões ambiental, econômica, social e cultural traduzidos em indicadores desenvolvidos em consonância com parâmetros internacionais de ESG, o Origem Sustentável é promovido pela Abicalçados e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) com o objetivo de certificar desde o fornecedores de componentes até o fabricante de calçados, fechando o ciclo produtivo.

Participam da Micam Milano, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Activitta, Adrun, Ala, Alex Senne, Anamomic Shoes, Andacco, Andine, Awana, Bebecê, Beira Rio Conforto, Bibi, Boaonda, BR Sport, Campesi, Capelli Rossi, Carrano, Cecconello, Cocco New York, Comfotflex, Cristófoli, Dakota, Democrata, Ferracini, Guilhermina, Itapuã, Jorge Bischoff, Killana, Kolosh, Kolway, Levecomfort, Lia Line, Light Gel, Loucos&Santos, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil,  Mississipi, Modare Ultra Conforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Pink Cats, Ramarim, Santa Lolla, Savelli, Stéphanie Classic, Tabita, Usaflex, Verofatto, Via Uno, Vizzano, Voices Culture, Werner, Wirth e Zatz.


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