(Fotos: Divulgação)
No último sábado (19), ocorreram as cerimônias de geração e distribuição da 74ª Chama Crioula, no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, na cidade de Cristal, pertencente a 16ª Região Tradicionalista. De lá, gaúchos de todo o Rio Grande do Sul partiram rumo às suas regiões trazendo consigo uma centelha da Chama Crioula.
Membros da Guarda de Honra da 30ª Região Tradicionalista, gaúchos de Dois Irmãos e Morro Reuter também participam deste momento especial e já no sábado saíram de Cristal com destino a Dois Irmãos, carregando um dos maiores símbolos do povo gaúcho.
De acordo com o dois-irmonense Cesar Luis Barbosa, popular Amarelo, o grupo chega ao município na segunda-feira (28), quando a centelha da Chama Crioula será entregue ao prefeito Jerri Meneghetti, na prefeitura, a partir das 14h. De lá, a centelha será levada para o quartel da Brigada Militar, onde será guardada até a abertura da Semana Farroupilha, que ocorre no dia 9 de setembro, na ACTG Portal da Serra. Neste dia, o município também irá sediar a expansão da centelha às demais entidades da 30ª RT.
Nesta quinta-feira (24), a Guarda de Honra chegava à cidade de Triunfo, completando 180 km de cavalgada. Só nesta quinta, foram 38 km a cavalo. Os tradicionalistas também já passaram por Camaquã, Sertão Santana, Sentinela do Sul, Mariana Pimentel e Arroio dos Ratos. O percurso total será de 290 km.
Além de Amarelo, também fazem parte da Guarda de Honra Ismael Wingert, Pedro Gilmar Bervian, Ademir Kaefer, Sidnei Pannebecker e Vanderlei Ecker, de Dois Irmãos, e Jurandir Humberto da Cruz, de Morro Reuter.