Rede estadual de ensino tem 22 mil vagas em 63 cursos técnicos para 2022 no RS

25/11/2021
Fonte: RBS TV

Fonte: RBS TV

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul está com cerca de 22 mil vagas abertas em 63 cursos técnicos para o ano letivo de 2022. As inscrições seguem até o dia 28 de novembro e podem ser feitas pelo site da Secretaria da Educação (Seduc).

Com a finalidade de modernizar os currículos e qualificar o ensino, a Seduc, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro), reformulou quatro desses cursos: agropecuária, informática, administração e eletrotécnica. Juntos, os quatro cursos readaptados englobam 77% das matrículas. Essa iniciativa é realizada em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e a Peers Consulting, sendo que os currículos serão atualizados até o fim do ano juntamente do corpo docente e coordenadores desses cursos. O projeto é elaborado desde agosto de 2021.

Conforme o superintendente de Educação Profissional, Frederico Cardoso Guedes, as mudanças foram tomadas com base em evidências por meio de um modelo de adesão pedagógica e econômica juntamente com a revisão da matriz curricular de 309 cursos técnicos. “É muito importante esse alinhamento dos cursos técnicos ao potencial econômico e ao interesse dos estudantes. Essa estruturação de longo prazo gerará riqueza nas diversas regiões, pois criará nas empresas locais a confiança para se aproximarem das escolas e poderem investir e empregar mais jovens”, destaca.

Ainda de acordo com o superintendente, a reformulação das matrizes de competência será completa em todos os cursos oferecidos, mas de forma planejada e em parceria com as coordenadorias regionais de educação (CRE). “Teremos, nos próximos anos, a modernização de outros cursos que compõem os eixos tecnológicos ofertados pela Suepro e que são estratégicos para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma.

Atualmente 25.238 alunos estão matriculados. O aluno pode ingressar em um curso técnico quando concluir o ensino fundamental (educação profissional integrada ao ensino médio), enquanto cursa o ensino médio (concomitante ao ensino médio) ou após a conclusão do ensino médio (subsequente). Os cursos técnicos oferecidos pela rede estadual estão disponíveis no site da Seduc.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela