Secretária Denise Maldaner destaca conquistas e projeta 2022 na educação

26/01/2022
(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)

(Por Giordanna Benkenstein Vallejos)

A secretária municipal de Educação, Denise Maria Maldaner, contou em entrevista ao JDI as conquistas de 2021 e os objetivos estabelecidos para 2022 em Dois Irmãos em um dos setores essenciais para o desenvolvimento da cidade.

No início do ano passado, ocorreu o retorno das aulas presenciais de forma híbrida, e um grande desafio cumprido na área da educação foi o calendário escolar municipal, que aconteceu dentro dos prazos, apesar de todos os impasses enfrentados durante a pandemia de Covid-19. “Era possível observar no olhar dos nossos alunos que eles estavam muito felizes por retornar à escola”, conta ela.

Ademais, o transporte e a alimentação escolar foram garantidos, com o diferencial do envio de kits de alimentação para que os alunos não ficassem desassistidos nos períodos em que as escolas estiveram fechadas. Após o recesso em julho, todos retornaram presencialmente, exceto casos excepcionais, e as escolas tiveram que se adaptar novamente. Segundo Denise, um fator que auxiliou no retorno das aulas presenciais foi o apoio da Secretaria de Saúde, que fez uma ação para vacinar rapidamente os profissionais da educação. “Agradeço muito a Secretaria da Saúde que realizou uma força-tarefa para a vacinação dos nossos educadores”, comenta a secretária.

Além disso, obras tiveram início em diversas escolas: Carlos Rausch (Vale Direito), Heda Alves Nienow (São João), Primavera, 29 de Setembro (Moinho Velho), Mário Sperb (Travessão Rübenich), Albano Hansen (Travessão), Paulo Arandt (São João) e Felippe Wendling (Bela Vista). A maioria das obras de reforma iniciou em 2021 e tem continuidade neste início de 2022. Denise também lembra que em 2021 ocorreu o programa União Faz a Vida, que trabalha com a metodologia de projetos nas escolas, sendo uma ação importante na área educacional do município.

 

Metas para 2022

Dois enfoques na área da educação neste ano serão a informatização do ensino e o processo de maior inclusão de alunos com deficiência. Nos dias 11, 12 e 14 de fevereiro os professores das escolas municipais terão uma formação do sistema EducaWeb, em que as chamadas e os planejamentos escolares serão arquivados, facilitando o trabalho do professor e possibilitando uma comunicação direta com as famílias. Além disso, o município adquiriu cerca de 800 Chromebooks para os professores. Os Chromebooks são notebooks mais compactos que funcionam usando o sistema operacional do Google.

No dia 15 de fevereiro ocorre a abertura oficial do ano letivo com uma palestra sobre inclusão. Já no dia 16, os alunos de rede municipal retornam para a sala de aula. “Estamos com uma demanda muito grande de alunos de inclusão nas nossas escolas, temos em torno de 86 estudantes de inclusão. Estamos chamando 10 monitores educacionais que estão sendo efetivados no mês de fevereiro para trabalhar com esses alunos de inclusão e com os professores em sala de aula. Os monitores são uma ajuda muito necessária. O aluno de inclusão está inserido na escola, mas muitos deles precisam de cuidados especiais. Estamos no início do ano, vamos ter ainda muitas demandas que vão surgir e esperamos poder trabalhar para atingi-las”, conclui Denise.

 

Outros objetivos da Secretaria de Educação:

– Construir a escola no bairro União;

– Concluir o edital de credenciamento dos contraturnos;

– Beneficiar cinco escolas com cinco novos profissionais concursados no cargo de auxiliar administrativo;

– Reforma de uma casa ao lado da Carlos Rausch para atender alunos de 4 e 5 anos;

– Concluir e continuar as obras iniciadas nas instituições de ensino em 2021;

– Efetivar parcerias com SEBRAE e FIERGS para implantar novas formações para os profissionais.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela