Agentes seguem com visitas domiciliares no combate ao Aedes aegypti

26/02/2021
(Foto: Divulgação / PMDI)

(Foto: Divulgação / PMDI)

O Departamento de Vigilância em Saúde de Dois Irmãos está realizando a fiscalização das residências em toda a cidade, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. “O trabalho é contínuo, mas se intensifica no verão, já que temperaturas mais altas são propícias para a reprodução do mosquito. Além disso, recebemos muitas reclamações de picadas nesta época do ano”, explica Ednaloi Monteiro da Costa, chefe da Vigilância em Saúde.

 

Caixas d’água, ralos e cisternas

O agente de endemias Jonas Ferreira e o veterinário Osvaldo Abrantes Vieira reforçam a necessidade de cuidar de caixas d’água, bombas, cisternas e ralos. “É preciso colocar tela mm (milimétrica), que deve ser posicionada entre a tampa e o bojo da caixa d’água ou cisterna”, explica Osvaldo, ressaltando que a tela pode ser adquirida em lojas de ferragens, materiais de construção ou agropecuárias.

Com relação aos ralos, aqueles que tiverem sistema com sifão também devem possuir tela mm, entre a tampa e o bojo. “Uma dica é usar meia calça: você veste a tampa do ralo com a meia e deixa o excesso para dentro do buraco; é quase invisível. Tirando o fato de que precisa ser limpo e até mesmo trocado com certa frequência, é muito eficiente e fácil de adquirir”, acrescenta o veterinário.

 

Revisitas

As revisitas são feitas onde existe foco de dengue, onde moradores não quiseram atender os agentes ou quando não estavam em casa. Todas as visitas da Vigilância de Saúde tem como objetivo orientar sobre os cuidados com relação aos pontos de acúmulo de água, de modo a evitar a reprodução do mosquito.

 

LIRAA

De 1º a 6 de março, será feito o Levantamento de Índice Rápido (LIRAA), no qual quadras são sorteadas em cada bairro do município para que os agentes de endemias e saúde realizem visitas para a atualização do banco de dados. O Departamento de Vigilância em Saúde salienta que todos os agentes estarão devidamente uniformizados e com crachás. Dúvidas, denúncias ou mais informações pelo telefone (51) 3564-8871.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela