Comitiva cultural de Dois Irmãos viaja para a Alemanha em maio

26/04/2019
Detalhes da viagem foram apresentados nesta quinta

Detalhes da viagem foram apresentados nesta quinta

Em maio, uma comitiva de 13 pessoas de Dois Irmãos realizará uma viagem para a Alemanha, passando por diversas cidades e regiões, como Frankfurt, Ramstein-Miesenbach, Luxemburgo, a sub-região do Pfalz e a região Hunsrück. O objetivo para a maioria dos integrantes da comitiva é iniciar um processo de intercâmbio cultural e criação de laços de amizades com algumas cidades alemãs.
Sendo a única pessoa que utilizará verbas públicas para a viagem, a prefeita Tânia da Silva embarcará com o intuito de dar continuidade ao acordo de co-irmandade entre a cidade de Dois Irmãos e o município de Ramstein-Miesenbach. Acompanhada pela chefe de gabinete, Maria Elena Engelmann, a prefeita realizará também diversas visitas aos municípios de Pirmasens – em razão de sua indústria calçadista – e Kaiserslauter – em razão de seu hospital tecnológico, ainda em construção.  “Após recebermos várias visitas da comitiva da Alemanha na nossa cidade, no ano passado, foi efetivado o convite do prefeito de Ramstein, Ralf Hechler, convidando-nos para ir à Alemanha e um posterior convite para concretizarmos uma coirmandade entre as cidades de Dois Irmãos e Ramstein-Miesenbach. Agora, é a nossa vez de realizar uma visita oficial e conhecer as potencialidades e funcionalidades do município alemão”, comentou a prefeita. 
A companhia de teatro Curto Arte também viajará para uma turnê em cinco cidades (Pirmasens, Oberalben, St. Wendel, Neustadt Hambach, Kirchberg), apresentando sua obra clássica e mais famosa “O Retrato”. A peça que conhecemos, além de receber um nome em alemão – “Wie es Früher war” (Como costumava ser) –, será apresentada completamente em língua alemã. “A importância desse espetáculo é que ele conta um pouco sobre a nossa história. Demonstra como os nossos imigrantes viveram para cá, como ocorreu o nosso pequeno êxodo rural; conta a perseguição à cultura germânica na Era Vargas, bem como a questão do rompimento da educação que ocorria muito cedo para se começar a trabalhar. Sem contar o rompimento da agricultura familiar pela divisão das terras com a indústria. Enfim, todo esse processo de crescimento que vivemos e que eles desconhecem completamente”, explica o diretor e ator Carlos Alberto Klein, o Betinho.  
A comitiva será dividida em duas partes. A primeira partirá no dia 17 de maio, com a prefeita Tânia, Maria Elena Engelmann, Marlise Bastian, Marco Alles e Andrea Alles. A segunda, saindo no dia 19, levará o grupo da Curto Arte (Betinho Klein, Mara Marques, Cristiano Schenkel, Carine Bier, Anselmo Schenkel e Odair Weisheit) e da SK Idiomas (Arieli Bauermann e Solange Kamphorst). A prefeita tem retorno marcado para dia 26, enquanto que a Curto Arte volta no dia 31.


APOIO NA COMUNICAÇÃO
Sendo financiada pela Curto Arte, a empresa SK Idiomas não só dará apoio na comunicação para a companhia de teatro e para a administração municipal, como fará a abertura de todos os espetáculos da turnê. Além disso, a empresa trabalhou desde 2013, em parceria com a prefeitura, para a criação de laços de coirmandade entre os municípios, buscando, para a população de Dois Irmãos, uma relação concreta com o povo alemão. “A cidade de Ramstein-Misenbach foi a primeira a abrir as portas para esse intercâmbio cultural. Quando começamos essa iniciativa de buscar uma cidade coirmã em 2013, eu havia afirmado que essa coirmandade não poderia ser apenas mera formalidade, mas que, de fato, houvesse uma troca efetiva de pessoas, de culturas, de conhecimentos”, comenta Solange.


(Foto: Divulgação / PMDI)


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela