(Fotos: Divulgação)
Na madrugada do último sábado (21), câmeras registraram cenas de depredação contra o patrimônio público no bairro Moinho Velho. Nas imagens, dois jovens chutam e derrubam uma placa de sinalização/identificação de vias públicas. As imagens foram encaminhadas para a Polícia Civil, que com a ajuda de munícipes identificou os autores. Eles se apresentaram na delegacia e assumiram o reparo dos danos.
O chefe do Departamento de Trânsito de Dois Irmãos, Mauro Agostini, destaca que os consertos utilizam dinheiro público destinado a outras áreas. “Essas atitudes não representam a nossa comunidade. Tudo o que é depredado é de uso público e, consequentemente, estão destruindo patrimônio que é de direito de todos”, comenta Mauro. Outros locais que sofreram depredação, como lixeiras em diversos pontos da cidade, também serão investigados.
Vandalismo é crime
De acordo com o artigo 163 do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor fica sujeito a prisão e multa por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes. O item III do artigo qualifica como crime destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista. Quem presenciar qualquer ato de vandalismo, deve acionar a Brigada Militar pelo telefone 190.