Fotos: Karine Amorim / Divulgação
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo/RS) participou na última semana da Acton University 2023, em Grand Rapids, no estado norte-americano de Michigan. A conferência global reúne representantes de diversos países para discutir sobre livre mercado, empreendedorismo, filosofia e religião. Em inglês, Marcel palestrou sobre a “ditadura do judiciário no Brasil” – Fighting the Leviathan from Within. The ongoing judicial authoritarianism in Brazil.
O deputado gaúcho ainda participou do painel brasileiro “Ainda há liberdade no Brasil?”, com Deltan Dallagnol, Rodrigo Marinho, Madeleine Lacsko e mediação de Thiago Rafael Vieira. No painel, Marcel destacou a importância do envolvimento da população na defesa da liberdade, que é quem tem o poder de mudar as coisas no Brasil.
A Acton University é um evento anual promovido pelo Instituto Acton, criado em 1990 nos Estados Unidos para difundir a importância de uma sociedade baseada em princípios de liberdade e virtude. Na edição de 2023, o empresário brasileiro Salim Mattar recebeu o Prêmio Guardiões da Liberdade, que reconhece líderes que atuam em defesa da liberdade. Desde 2009, quando o prêmio foi criado, apenas outras três personalidades receberam o prêmio do Instituto Acton. Marcel viajou a convite do Instituto Acton, sem custos para os cofres públicos.
Na foto da direita, Marcel junto com o empresário Salim Mattar e o padre Robert Sirico – co-fundador do Instituto Acton University –, que esteve em abril em Porto Alegre, quando fez a palestra de abertura do Fórum da Liberdade