Fonte: g1 / Foto: Nubank
O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. O banco digital tem 77,6 milhões de clientes contra 74,5 milhões do BB, segundo os dados no Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). A Caixa Econômica Federal continua sendo a líder da lista, com mais de 150 milhões de clientes. Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores.
1. Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
2. Bradesco: 104.486.688 clientes
3. Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
4. Nubank: 77.665.209 clientes
5. Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
6. Santander: 64.360.563 clientes
7. Original: 50.266.862 clientes
8. Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
9. AME Digital: 32.678.718 clientes
10. Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes
Reclamações
O relatório do BC traz ainda o ranking de reclamações feitas por clientes no 2º trimestre deste ano. O conglomerado formado pelo BTG Pactual e pelo Banco Pan, o grupo Bradesco e o Banco Inter lideram. Para elaborar a lista, o Banco Central divide o número de reclamações pela quantidade total de clientes de cada instituição. Com isso, a autoridade monetária equilibra o volume de queixas com o tamanho do banco. A partir desse índice, o BC elabora a lista dos mais reclamados.
O Banco Central considerou procedentes:
– 1.004 reclamações contra o grupo BTG/Pan (que soma 23 milhões de clientes);
– 3.229 reclamações contra o Bradesco (104,5 milhões de clientes);
– 776 reclamações contra o banco Inter (26,4 milhões de clientes).
Em notas, os bancos informaram que buscam promover melhorias em seus sistemas para reduzir os índices de reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central.