RS tem mais 32 mortes por Covid; meta de vacinar população adulta com 1ª dose até dia 25 não foi atingida

26/08/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou nesta quinta-feira (26) mais 32 mortes por Covid-19. A maioria delas ocorreu entre 3 e 25 de agosto, exceto três, que são de datas anteriores. O Estado tem, desde o começo da pandemia, 34.087 vítimas da doença. A média móvel de óbitos segue estável. Contudo, a variação em relação há duas semanas é de 7%, ou seja, houve um aumento, embora ainda dentro da margem de estabilidade.

 

Vacinação

O governo do RS também não atingiu a meta de vacinar toda a população com 18 anos ou mais com pelo menos uma dose até o dia 25 de agosto – a meta foi atingida em 412 municípios, o que representa 83% do total de cidades do Estado. De acordo com o governador Eduardo Leite, a projeção ficou prejudicada após a mudança nas regras de distribuição de doses feita pelo Ministério da Saúde.

Conforme o Executivo gaúcho, até o dia 30 de julho, o percentual destinado ao Estado ficava em torno de 6% do geral destinado a todos os estados. A partir da 32ª remessa, que chegou no dia 1º de agosto, o percentual foi reduzido para cerca de 4%, permanecendo assim nas distribuições seguintes. “São cerca de 500 mil doses a menos do que o esperado. Mesmo assim, nós tivemos o empenho das equipes dos municípios para que a gente pudesse avançar na vacinação”, disse o governador.

Até esta quinta, mais de 7,43 milhões de pessoas receberam a primeira dose, o equivalente a 65% do total de residentes no Estado. Se considerada apenas a população adulta, foram cerca de 86% dos moradores com 18 anos ou mais. Com imunização completa, porém, são 3,84 milhões de residentes. Isto significa que 33,7% da população está com o esquema vacinal completo.

O consórcio de veículos de imprensa utiliza dados atualizados do IBGE e considera imunização completa apenas com ambas as doses ou a vacina da Janssen. Logo, os dados podem diferir levemente dos levantamentos oficiais das secretarias de Saúde.

 

Casos

A SES identificou ainda mais 1.533 infectados pelo coronavírus. O Estado tem, ao todo, 1.404.562 casos confirmados desde o começo da pandemia. Do total, 1.361.835 (97%) estão recuperados, 8.546 (0,6%) seguem em acompanhamento, e a taxa de letalidade é de 2,4%. A média móvel de casos também está em estabilidade, em comparação com 14 dias atrás, embora com uma variação de -9%.

 

Hospitalizações

A taxa de ocupação dos leitos de UTI voltou a cair e está em torno de 59%. Na tarde desta quarta haviam 1.978 pacientes para 3.340 vagas, 50 a menos do que no dia anterior. Entre os leitos privados, a taxa de ocupação voltou a ficar abaixo do nível crítico e é de 79%. A quantidade de internados por coronavírus ou com suspeita de síndrome respiratória aguda grave baixou para 34%. Das 21 regiões Covid, em seis há superlotação entre leitos privados. Nas demais, contudo, o sistema não está pressionado.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela