Ademir e Eduardo integram a Chapa 1 – Identidade Gremista
Neste sábado (27) acontece a eleição para renovação do Conselho Deliberativo do Grêmio. O clube conta com 300 conselheiros e vai renovar metade – ou seja, 150.
Seis chapas estão na disputa, cada uma concorrendo com 180 nomes – 150 titulares e 30 suplentes. A Chapa 1, denominada Identidade Gremista – O Grêmio é dos Gremistas, tem em sua composição Ademir Schneider, ex-prefeito de Santa Maria do Herval, e Eduardo Ely, morador de Dois Irmãos. Eles estiveram na redação do JDI, na quinta-feira (25), para destacar a importância do pleito e da participação dos sócios.
– Nós queremos representar o sentimento do sócio gremista. Vamos fazer cobranças em relação ao futebol do Grêmio, como já fiz quando fui conselheiro e tivemos uma época vencedora. Quero fazer a mesma coisa agora – comentou Ademir, que foi conselheiro do clube de 2015 a 2022, durante a gestão de Romildo Bolzan Júnior, com o Tricolor conquistando a Copa do Brasil (2016) e a Libertadores da América (2017).
A chapa 1 é formada por oito movimentos e três núcleos de torcida: Alta Norte, Democracia Gremista, Grêmio Avante, Grêmio do Prata, Grêmio Floripa SC, Grêmio Maior, Grêmio Multicampeão, Grêmio Plano A, Grêmio Vencedor, Núcleo de Mulheres Gremistas e Tribuna 77. Ademir faz parte do Grêmio Maior e Eduardo, do Grêmio do Prata.
De acordo com os dois gremistas, entre as atribuições de um conselheiro, estão: fiscalizar as contas do clube, aprovar as mensalidades, fazer cobranças sobre futebol, representar o associado, cuidar do patrimônio e discutir e aprovar investimentos do clube. Ademir e Eduardo salientam que a chapa 1 é contrária à ideia de transformar o Grêmio em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
A votação de sábado será das 10h às 17h, de forma online e presencial. O Grêmio tem hoje cerca de 103 mil sócios, dos quais 38 mil estão aptos a votar. Para ter direito a voto, é preciso dois anos de associação ininterrupta e mensalidades em dia.