Sessão tem cobrança por ampliação de vagas no contraturno escolar

27/02/2023
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Educação foi um dos assuntos em pauta na sessão de quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. Sheila da Silva (PT) chamou atenção para a necessidade de uma nova unidade educativa na região do bairro Bela Vista.

– Reconheço que a estrutura de educação disponibilizada no município é boa, mas na área de educação infantil e creche, a gente ainda precisa ampliar vagas. Já defendi aqui a necessidade de construção de mais uma creche para atender as crianças do bairro Bela Vista, da Picada 48, Jardim do Lago e Portal da Serra. A população daquela região cresceu muito, e ela sofre com a insuficiência de vagas na creche local – observou.

Ramon Arnold (PP), por sua vez, entende que a questão é outra.

– Só para deixar claro, não estão faltando vagas nas creches, isso eu tenho assegurado pela Secretaria de Educação: ainda temos vagas disponíveis nas creches. Eu acho que a grande questão é que as mães talvez gostariam de ter creches mais próximas das suas casas, e isso, infelizmente, é um balanço que eu acho que nunca vai acontecer. A gente não tem como ser homogêneo no nascimento de crianças por bairros. Muitas vezes, algumas mães que moram em determinados bairros obviamente gostariam que seus filhos estivessem mais próximos, mas por vezes isso não é possível – ponderou o vereador.

Sheila também citou a necessidade de maior oferta de vagas no contraturno escolar.

– Falo da angústia de muitos pais e mães que trabalham o dia todo e que não estão conseguindo um lugar onde deixar seus filhos no contraturno da escola. Só a rede municipal atende em torno de 3,5 mil alunos, e infelizmente a oferta de vagas no único contraturno estritamente público está se mostrando insuficiente. Sei também que algumas entidades conveniadas, e isso eu ouvi de colegas que têm filhos nelas, também já fecharam as matrículas porque não têm mais vagas disponíveis – comentou.

Ela voltou a citar um terreno adquirido no período da gestão petista em Dois Irmãos.

– Faz tempo que eu venho cobrando que, tanto prefeito quanto secretária de Educação, tirem do papel aquele projeto que já existe, que está semielaborado, para a construção de uma espécie de novo Global. A gente precisa olhar para isso, pois temos essa área próximo à ponte da Av. João Klauck, na Rua Walter Birk, de quase dois hectares, que foi adquirida com recursos da educação. Essa área é pública, e não vou concordar que ela entre na conta de negócios eventualmente de interesse do setor imobiliário – declarou.

 

Elogios e investimentos

Para Celina Christovão (MDB), o município faz muito bem seu trabalho na educação.

– Não vejo município na volta que tenha um centro educacional como nós temos o Global. Concordo que hoje está pequeno, pois a população aumentou muito. É claro que a gente poderia ampliar ou tentar até uma nova construção, como você colocou, mas falar é fácil, e ter a construção e fazer as coisas não é tão simples assim. Só quem está lá como gestor tem uma noção do que são as construções – disse ela, antes de completar: – Temos que agradecer a quantidade de creche que a prefeitura atende. Ando por aí afora e não vejo outros municípios terem as creches que nós temos.

O presidente Ederson Bueno (MDB) destacou que a prefeitura não tem como fazer um investimento deste porte no momento.

– Sei que tem fila de espera no Global e ainda existem algumas vagas nas outras escolas de contraturno, mas o município tem convênio e acaba que o munícipe tem que desembolsar uma parte do valor, o que para alguns é um problema. Importante destacar que aquele novo espaço com certeza será muito bem utilizado, se for utilizado para a construção de um contraturno, mas como a Celina destacou, seria uma obra grande e tem que ser muito bem pensada. O município já tem duas obras planejadas: a construção da escola (União) e a construção da ponte (São João), que exigem um aporte financeiro muitíssimo grande – inclusive parte da ponte terá que ser financiada. Mas é uma coisa que já deve ser projetada, provavelmente para o próximo mandato – afirmou.

 

Mobilidade urbana

Ramon Arnold (PP) levantou na última quarta a necessidade de um debate conjunto sobre mobilidade urbana em Dois Irmãos.

– Penso que muitas vezes estamos trabalhando pela mobilidade de forma desencontrada. Eu, por exemplo, em 2020 apresentei um estudo sobre rotatividade e um anteprojeto sobre calçadas, que já constavam em 2019. Proponho ao Legislativo que a gente faça o trabalho de acompanhamento e de gestão do plano diretor de mobilidade urbana. Ele é bastante complexo, bastante completo, e traz algumas diretrizes que lá em 2019 já forma apontadas – pontuou o parlamentar.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

POR ONDE ANDA?

POR ONDE ANDA?

Alan Caldas   08/05/2024

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela