(Foto: Divulgação)
Em reunião agendada pelo deputado estadual Issur Koch (PP) na Superintendência Regional do DNIT, em Porto Alegre, lideranças e populares pediram na segunda-feira (25) melhorias na segurança da BR-116 no trecho de Dois Irmãos, especialmente em frente ao Shopping Portal da Serra, no bairro Travessão.
O encontro aconteceu após solicitação do presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Tavares, e moradores ao parlamentar. “Tivemos recentemente acidentes e atropelamentos no local. A comunidade está preocupada, pois trata-se de um ponto de grande fluxo de veículos, especialmente aos finais de semana”, destacou Tavares.
A instalação de redutor de velocidade foi uma das alternativas apresentadas ao DNIT. Issur lembrou que o pleito conta com o apoio do vereador Ramon Arnold (PP). “Essa preocupação é compartilhada pela Bancada Progressista na Câmara e também pela administração municipal”, pontuou.
ROTATÓRIA
O superintende do órgão, Hiratan Pinheiro da Silva, e o coordenador da unidade regional, Carlos Vieira, reconheceram a importância de uma intervenção no local. “De fato, trata-se de um ponto de grande perigo na rodovia. Temos a previsão de instalação de uma rotatória em frente ao shopping e alargamento da pista em breve, dentro do projeto de melhorias da BR-116”, explicou Vieira.
De acordo com os técnicos, o local foi considerado ponto crítico na rodovia. “Assim, houve dispensa do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental na duplicação da BR-116 entre Estância Velha e Dois Irmãos. Isso irá fazer com que pulemos etapas”, reforçou Vieira. “O próximo passo é fazer o projeto e lutar pela destinação de recursos para a obra em orçamentos federais futuros”, destacou Hiratan.
ALAGAMENTOS
Outra questão apresentada ao DNIT tratou dos constantes alagamentos na BR-116. “A cada chuva mais forte, os moradores das imediações do KM 230, no bairro Travessão, sofrem com o alagamento de suas casas em função do desnível na pista. É preciso que o DNIT faça uma intervenção no local para evitar que isso continue ocorrendo”, disse a suplente de vereadora Eliane Becker (PP).
Uma inspeção ficou acertada para os próximos dias, quando engenheiros do DNIT irão até o local para analisar que medidas serão tomadas. Além de Tavares e Eliane, o encontro teve a participação dos moradores Simone Kayser Hansen e João Vitorino Johann.