
(Foto: Divulgação)
A Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) lançará no domingo (30) o documentário “Amigos da Antiga Matriz”, que celebra os 30 anos da entidade. A exibição especial acontecerá no Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM), às 18h, como parte da abertura da Temporada Cultural 2025.
A produção retrata a trajetória da AAPHeCDI e seu papel na preservação da memória e do patrimônio histórico de Dois Irmãos. Além disso, o documentário destaca iniciativas de educação patrimonial e formação cultural, reunindo depoimentos de fundadores, voluntários, historiadores e membros da comunidade.
O filme também traz histórias inspiradoras de outras entidades que atuam na preservação cultural, como a Associação das Bordadeiras de Ivoti, responsável pelo resgate dos Wandschoners como patrimônio imaterial, e o grupo Amigos de Nova Roma do Sul, que reconstruiu a ponte sobre o Rio das Antas, destruída pela enchente de setembro de 2023.
A produtora cultural Luana Khodja, uma das roteiristas do projeto, ressalta que o documentário vai além da celebração da história da associação.
– Nosso objetivo é não apenas homenagear o passado, mas também inspirar o futuro, fortalecendo o orgulho e a conexão da comunidade com seu patrimônio e incentivando novas iniciativas de preservação cultural – acrescenta ela.
Viabilização do projeto
O documentário foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) e conta com a gestão cultural da Imago Produtora. O financiamento é apoiado pela Prefeitura Municipal de Dois Irmãos e pelo Ministério da Cultura.
Ficha técnica
Direção: Alexandre Derlam
Imagens, Drone, Montagem e Finalização: Maurício Fröhlich
Pesquisa, Roteiro e Produção Executiva: Luana Khodja e Vera Maria Rausch
Direção Musical, Som e Mixagens: Gustavo Fallavena
Designer Gráfica: Gabriela Michels
Acessibilidade Comunicacional LSE: Isabel Varriale Damian
Assessoria em Comunicação: Miguel Eich
Produção: Prosa Filmes e Imago Produtora
***
Exposição e show especial
A abertura da Temporada Cultural 2025 ainda terá, às 17h, a inauguração da exposição “Metamorfose de Papel”, da artista plástica Denise Dick, que apresenta obras criadas com a técnica de quilling (arte em papel enrolado). A mostra fica em cartaz até 18 de maio. Mais tarde, às 18h30 – e não às 19h30, como havia sido divulgado inicialmente pela assessoria de imprensa, tem o show do grupo Truco Jazz, apresentando o estilo musical de New Orleans, com releituras de músicas pop atuais.