(Fotos: Divulgação / PMDI)
A Secretaria de Educação de Dois Irmãos (SMEDI) e o Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) apresentaram nesta quarta-feira (26) todo o processo da Avaliação Interna, realizada no último dia 21 de maio, na rede municipal de educação.
Criada no ano passado pela prefeitura, a Avaliação Interna foi ampliada em 2024, contemplando, além dos estudantes do 5º e 9º anos, os do 2º, 4º e 8º anos. Ao todo, 1278 alunos de 62 turmas das nove escolas municipais de ensino fundamental participaram da avaliação, nos componentes curriculares de matemática e português. O detalhamento do processo foi acompanhado por autoridades locais.
Outra novidade positiva desta segunda edição foram os encontros presenciais para avaliação das respostas dos estudantes. Durante quatro dias e aproximadamente 52 horas, todos os professores de referência das turmas com estudantes avaliados, equipes diretivas e servidores do setor pedagógico da educação municipal receberam as devolutivas dos professores do ISEI, debatendo questão por questão, com ênfase nos principais resultados.
– Não medimos esforços para entregar cada vez mais uma educação de qualidade, por isso investimos em estrutura, materiais e principalmente na capacitação permanente, por meio de diversos instrumentos, como o da avaliação interna, para auxiliar nossos professores e gestores da educação – comentou o prefeito Jerri Meneghetti.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, agradeceu pela presença e atenção de todos, e destacou que a avaliação é um dos instrumentos pedagógicos disponibilizados pela secretaria para garantir a aprendizagem dos estudantes e, como consequência, índices elevados nas avaliações externas e desdobramentos no retorno de recursos para o município.
– O foco da avaliação é a aprendizagem dos nossos estudantes e a instrumentalização dos nossos professores e equipes diretivas e pedagógica – declarou ela.