Dia do Colono é lembrado pelo Poder Legislativo em Dois Irmãos

27/07/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

Por conta do Dia do Colono, Carlos Alberto Klein, popular Betinho, foi convidado pelo presidente Ramon Arnold (PP) para usar a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão de segunda-feira (25). Ele falou um pouco da história da imigração alemã na região, que completou 198 anos em 2022. Sua famosa personagem Herta realizou, inclusive, um show comemorativo à data na noite de domingo (24), em Novo Hamburgo.

– Eu sempre digo: se a gente não sabe de onde vem, não sabe quem é e não sabe para onde quer ir. Ontem (domingo), no show do Teatro Feevale, eu estava falando sobre o sotaque alemão. É tão importante o sotaque, pois os sotaques fazem parte da cultura dos nossos colonos. Eu tenho orgulho de ter sotaque alemão, tenho orgulho de falar Hunsrik, porque se a gente tem o sotaque é porque a gente tem uma história, uma memória, tem algo que nos constrói. Em qualquer lugar do país ou do mundo que você for, tem sotaque. Sotaque não é vergonha: é orgulho e poesia – declarou.

O presidente do Poder Legislativo agradeceu pelas palavras de Betinho e chamou atenção às dificuldades da vida no campo.

– Hoje, estamos vendo uma ascendência do comércio e dos serviços. Está havendo um processo de desindustrialização no município de Dois Irmãos, e o que a gente vê com isso é realmente um espaço maior de comércio e serviços. Porém, uma coisa que causa preocupação, conversando com um agricultor, é que ele está vendo a densidade demográfica chegar muito perto da propriedade dele. Como esse agricultor, daqui a cinco ou dez anos, tendo casas ao lado, vai poder colocar fertilizante de origem animal na sua propriedade para plantar alface, tomate, cenoura? Ele disse que está preocupado, pois está lá há anos plantando, tem animais, e como vai ser quando tiver loteamentos e casas encostando na propriedade, qual vai ser o direito adquirido para poder continuar plantando? É essa reflexão que nós temos que fazer hoje – comentou Ramon.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela