Trânsito está bloqueado no local
O vereador Márcio Goldschmidt (PT) encaminhou o pedido de providência 64/2023, solicitando que o Poder Executivo providencie o conserto da ponte localizada na Rua Professor Affonso Wolf, no bairro Vale Verde. O trânsito no local está interrompido, depois que a estrutura veio abaixo no mês passado.
– Já se vai um mês do ciclone, e a situação daquela ponte prejudica muito os moradores do Vale Verde. Comerciantes estão sendo extremamente prejudicados porque o povo não está mais entrando no bairro. Precisamos achar uma solução, não pode se estender mais tanto tempo. Moradores nos procuraram e cobraram. Ali é uma entrada principal, temos a maior escola estadual do município no bairro, sem contar na população que vai trabalhar e ter seus momentos de lazer. E ali não é nada extraordinário, não é uma ponte com um vão de 50 metros, que demora muito para ser consertada; é uma ponte estreita, pequena; não é tão difícil de solucionar – comentou ele, na sessão de segunda-feira (24).
Ederson Bueno (MDB) afirmou que o município está trabalhando no caso.
– Comerciantes também me procuraram, e na quinta-feira passada estiveram no gabinete do prefeito. Nosso município apresentou um plano de trabalho e está buscando recursos dos governos estadual e federal. Neste momento é preciso aguardar para ver se conseguiremos os recursos, pois se a gente fizer com recurso próprio depois não consegue mais captar, ter o reembolso deste valor – explicou o presidente.
Ramon Arnold (PP) reconheceu o problema, mas alertou que é difícil estabelecer prazo.
– Essas demoras são muito sensíveis, mas uma ponte todos sabem que não podemos simplesmente chamar um engenheiro, um pedreiro, um construtor e fazer a obra no outro dia. O projeto está sendo finalizado, o município encaminhou ao governo federal o pedido de auxílio, mas não recebeu retorno até agora. Temos dois caminhos: esperar o governo federal sinalizar se vai ou não repassar o dinheiro, ou fazer a ponte. O prefeito já decidiu que vai fazer a ponte com ou sem dinheiro federal, mas para isso precisamos do projeto concluído. Como foi feito um decreto de emergência, não vai ser necessário processo licitatório. A partir do momento que tiver a ponte desenhada e aferida por um novo engenheiro, vão ser feitos três processos de orçamento com empresas certificadas – disse o líder de governo.
GINÁSIOS
O parlamentar do PT também apresentou o pedido de providência 63/2023, solicitando que a prefeitura providencie reformas nos ginásios municipais, principalmente nos telhados.
– Alguns ginásios estão em condições precárias, em muitos está chovendo pra dentro. O Primavera foi recentemente reformado e seguem caindo gotas de chuva; deve estar no seguro da empreiteira ainda. Isso prejudica as competições esportivas e as atividades das crianças. Não é só no Primavera: é também no Travessão, Moinho Velho e Bela Vista – declarou Márcio.
O presidente Ederson disse que o município está ciente da situação:
– Em relação aos ginásios do Primavera e São João, também já havia feito pedidos. A gente tem alguns problemas nessa parte dos telhados, mas sei que no Primavera e na Paulo Arandt as manutenções já estão bem encaminhadas e serão feitas nos próximos meses.