Marlei retirou o material da prova nesta sexta-feira (27). Ela vai correr com o número 33578 (Fotos: Divulgação)
Neste domingo (29), ocorre a Maratona de Berlim, na Alemanha, e a cidade de Morro Reuter estará muito bem representada pela corredora Marlei Willers, a Preta. Aos 46 anos de idade, Marlei é a 5ª colocada do ranking brasileiro de maratonistas e a 1ª na sua categoria (45 a 49 anos).
Após um ano se recuperando de um edema ósseo no quadril, ela vai disputar uma das seis maratonas mais famosas do mundo, ao lado de mais de 50 mil participantes. Na Alemanha desde quarta-feira (25), ela fala da expectativa para a prova. “Claro que quero correr como nunca no domingo, tentar bater minha marca e representar bem o Brasil e o Rio Grande do Sul, mas quero também aproveitar e viver com alegria cada quilômetro. Desde o início, dediquei minha vida a corrida, tudo sempre foi pensando nela. Construí uma carreira honesta e limpa; muitas vezes o preço que paguei por isso foi pesado, dolorido, sofrido e solitário, sendo assim essa oportunidade está sendo um presente para mim, um momento só meu com ela, com a corrida. Estou ciente do que posso e quero fazer, mas também com a leveza do merecimento da realização de um momento construído em muitos quilômetros de suor, paciência e consistência”, destacou a atleta.
Para Preta, a participação em uma corrida em solo alemão também resgata memórias afetivas de criança. Segundo ela, a primeira coisa que lembrou ao chegar lá foram as histórias contadas pelo seu avô Léo Erno Perdun, que também tinha o sonho de conhecer a Alemanha. “Eu, a menina que ficava ouvindo aquelas histórias, vim pra Alemanha através da corrida, um esporte que me transformou em um ser humano um pouco melhor do que fui ontem, acreditando que, sendo um bom exemplo de disciplina, resiliência e humildade, a gente também pode fazer coisas grandiosas, e eu sei que já fiz e posso continuar fazendo através do esporte”, completa.
Considerada uma prova rápida, Marlei segue rumo à maratona, também, com objetivo de baixar a sua marca pessoal nos 42 km, que é de 2 horas, 40 minutos e 59 segundos.
Marlei com o namorado Wagner Mardegam, que também vai disputar a prova