(Foto: Divulgação / PMDI)
Neste domingo, dia 30 de outubro, a Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo Arandt, de Dois Irmãos, completa 50 anos de história. As comemorações acontecem no sábado (29), durante a programação da 33ª Feira do Livro, na própria biblioteca, das 14h às 18h, com show, esquete teatral e atividades recreativas.
Segundo a bibliotecária Andréa Calini, a data é um marco muito importante. “Percebemos que vem crescendo o número de usuários, temos muitas crianças lendo. A leitura é fundamental, melhora a escrita, o vocabulário. Estou aqui há cinco anos e fazemos o máximo para continuar incentivando a leitura”, comenta. Durante o evento, as pessoas que retiraram mais livros nos últimos cinco anos vão receber o prêmio “Rato de Biblioteca”.
A programação inicia às 14h com atividades recreativas. Às 15h30 tem a esquete teatral “A história, a magia... o livro”, do grupo Cataventus. A cerimônia oficial pelo aniversário acontece às 16h30, encerrando com show de Gustavo Fallavena às 17h.
SAIBA MAIS
O nome da biblioteca e de uma escola do município é do professor alemão considerado o imigrante-símbolo da colonização. Esse título foi conferido a ele no 15º ano da emancipação. Paulo Arandt veio para o Brasil em 1908 e exerceu durante 40 anos a sua profissão. Além disso, também desempenhou a função de guarda livros e foi professor de música. Faleceu no dia 10 de setembro, aniversário da cidade. “Ele distribuía livros no comércio, as pessoas pegavam, liam e devolviam no mesmo lugar e ele trocava, como uma espécie de bibliotecário”, conta Andréa. A biblioteca iniciou próximo de onde era a Igreja Matriz e, em 1988, mudou-se para o endereço atual, na Avenida 25 de Julho, no Centro da cidade.