Lançamento será neste sábado (28) em São Leopoldo
Após anos de pesquisa, em busca de relatos e registros históricos, o professor, escritor e pesquisador Sandro Blume lança, neste sábado (28), a obra “Saúde, doença e morte: práticas curativas nas colônias alemãs (1890-1970)”, pela Editora Oikos, de São Leopoldo. O lançamento será a partir das 15h, no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (Av. Dom João Becker, 49, Centro), e é aberto ao público.
Este é o 6º livro lançado pelo escritor e traz informações sobre as doenças, as causas das mortes e as práticas curativas, além de histórias de benzedeiras, curandeiros, parteiras, pastores, padres, médicos práticos e médicos formais. Durante o processo de construção da obra, Sandro conversou com mais de 70 pessoas, em busca de relatos, registros fotográficos e documentos. Entre as fontes, está a Irmã Barbarina Büttenbender, de Dois Irmãos.
Sandro conta que também pesquisou obituários, matérias e anúncios de jornais, prontuários médicos de hospitais da região e cartas. “O livro tem linguagem dinâmica a acessível, e vai ao encontro dos apaixonados pela história, pela cultura alemã e pelos costumes do passado”, comenta, contando que a obra traz histórias de cidades como Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Estrela, Lajeado e Novo Hamburgo.
Sobre o autor
Sandro Blume é natural de Picada São Paulo, em Morro Reuter, e mora em Novo Hamburgo. É graduado em História pela Unisinos, com especialização em Religiões, Religiosidade e Educação e mestrado em História. Já foi professor na rede municipal de Morro Reuter e na Unisinos. Também atua como representante comercial.
Lançou seu primeiro livro, “Morte e Morrer”, em 2004. Também é autor de obras como “Entre as Montanhas- O Sonho de Ruben Kirschner” e “Morte e morrer nas Colônias Alemãs do Rio Grande do Sul- Recortes do Cotidiano”.
Onde comprar
Vendido a R$ 90, o livro estará à venda sábado durante o lançamento e também no site da Editora Oikos. Pode ser adquirido, ainda, através do telefone (51) 99989-7146.