Espaço Cultural Antiga Matriz recebe Recital de Música de Câmara nesta quinta

27/11/2025
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Dentro da programação do 30º Natal dos Anjos de Dois Irmãos, o Espaço Cultural Antiga Matriz recebe nesta quinta-feira (27) o Recital de Música de Câmara com Clarinete, Contrabaixo e Piano, apresentando Alexandre Ritter, Ariane Rovesse e Érico Freire Bezerra. O evento inicia às 18h30, com entrada franca.

– Este recital celebra um marco significativo: os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e os 25 anos da Escola de Contrabaixos da UFRGS. Se a chegada dos imigrantes, a partir de 1875, moldou a vida cultural e musical do Estado, trazendo tradições que permanecem vivas até hoje, a criação da Escola de Contrabaixos, em 2000, consolidou um espaço de formação, pesquisa e produção artística que projetou o instrumento no Brasil e no exterior. Assim, este recital propõe um elo simbólico entre a Itália musical, a cultura platina e o solo gaúcho, um convite a ouvir, nas cordas do contrabaixo, no sopro lírico do clarinete e na tessitura harmônica do piano, uma continuidade cultural e estética – destaca o material de divulgação do evento.

 

Biografia dos músicos

O contrabaixista Alexandre Ritter desenvolve, desde 2000, trabalho artístico, pedagógico e de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutor e Bacharel em Performance pela University of Georgia (EUA), também participou do mestrado em Performance na University of British Columbia (Canadá).

Ariane Rovesse, natural de Belo Horizonte (MG) e graduada em Clarinete pela Universidade de São Paulo na classe do Prof. Luis Afonso Montanha, é Mestra em Performance pela Universität der Künste Berlin.

O pianista Érico Freire Bezerra é Doutor em Piano Colaborativo pela Eastman School of Music. É bacharel em Piano pela UFRGS e Mestre pela Illinois State University.

 

Programa do Recital

– Giovanni Bottesini (1821–1889) Canção para Voz e Contrabaixo – Une Bouche Aimée (Uma boca – lábios/um beijo amado)

– Radamés Gnattali (1906–1988) da Canção e Dança – Canção

– Giovanni Bottesini (1821–1889) Fantasia “I Puritani” – para Contrabaixo e Piano

– Luigi Bassi (1833–1871) Fantasia sobre motivos da ópera Rigoletto de G. Verdi (1861) – para Clarinete e Piano

– Giovanni Bottesini (1821–1889) Duetto para Clarinete e Contrabaixo

– Astor Piazzolla (1921–1992) Las Cuatro Estaciones Porteñas – Primavera Porteña – Arranjo de Alexandre Ritter para Clarinete, Contrabaixo e Piano


› Compartilhe

  • assinatura digital

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela