Fonte: G1 / Auto Esporte
A Volkswagen revelou na última semana o preço do novo Polo GTS. A versão esportiva do modelo parte de R$ 99.470 e pode chegar a R$ 103.440 com opcionais. O lançamento do Virtus GTS ficou para fevereiro. O modelo tem à disposição apenas um pacote opcional, por R$ 2.400, que adiciona sistema de som Beats com subwoofer e amplificador, e variador de espaço e rede no porta-malas. As cores metálicas (cinza, prata ou azul) custam mais R$ 1.570.
O Polo GTS sai de fábrica com motor 1.4 turbo de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas, com tração dianteira. Este é o mesmo conjunto mecânico usado em veículos maiores, como T-Cross, Tiguan e Jetta. A versão esportiva foi anunciada logo após o lançamento do Virtus. Na ocasião, o presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, confirmou que os dois modelos usariam o motor 1.4 turbo. Depois, em novembro de 2018, o hatch e o sedã Virtus foram mostrados, ainda como conceito, no Salão do Automóvel. Finalmente, em novembro do ano passado, eles apareceram de forma definitiva.
Além das rodas maiores, e com desenho exclusivo, os GTS possuem um filete em vermelho ligando os faróis, que, por sinal, são full-LED, para-choque com visual exclusivo e detalhes em preto brilhante, grade do tipo colmeia com o logo GTS e rodas com novo desenho. O interior tem bancos com maior apoio para o corpo e costuras vermelhas. Elas também estão presentes no volante e na alavanca de câmbio. Para que a esportividade não fique apenas no visual, a Volkswagen também adotou acertos específicos de suspensão e condução. Ainda há o bloqueio de diferencial, que, segundo a empresa, “diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas”.
Historicamente o nome GTS remete a esportivos intermediários na linha Volkswagen. Com o Gol, no final dos anos 1980 era assim. Enquanto o GTS trazia motor 1.8 de 99 cv a álcool, o GTI vinha com um 2.0 a gasolina de 120 cv.