(Foto: Arquivo JDI)
Nesta terça-feira (27), mais três golpes foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. Em um dos casos, um homem de 65 anos foi alvo do golpe do nudes, mas felizmente não teve nenhum prejuízo financeiro, segundo a polícia. No outro caso, um morador teve o cartão de crédito clonado. Ele percebeu o fato ao receber uma notificação de compra no aplicativo do banco, no valor de R$ 6,47, realizada em Santa Catarina.
No terceiro registro, o morador foi vítima do golpe do empréstimo consignado do INSS. Neste caso, a pessoa recebe um valor em sua conta, sem ter autorizado qualquer empréstimo.
Para evitar esta última fraude, é simples. Basta realizar o bloqueio, nas próprias plataformas do INSS, seguindo os passos a seguir:
– Acessar o portal Meu INSS ou fazer o download do aplicativo Meu INSS (disponível para IOS e Android);
– Clicar em “entrar” e fazer login no sistema informando seu CPF e senha. Se esse for seu primeiro acesso, escolha a opção “cadastrar senha” e siga as orientações da plataforma;
– Dentro do sistema, acesse o menu “agendamentos/requerimentos” e escolha “novo requerimento”;
– Uma tela de busca será carregada. No campo de pesquisa, digite “bloquear” ou “desbloquear”. A opção “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado” será exibida. Clique em “avançar”;
– As próximas telas vão pedir algumas informações do titular. Preencha com atenção;
– No fim do requerimento, você poderá escolher a alternativa “bloqueio para empréstimo”. Para finalizar, clique em “avançar”.