(Foto: Divulgação / PMDI)
As alunas Kamilli Vitória Toqueto, Karin Raíssa Castro Chereta e Tálita Vitória Alles, da escola municipal 29 de Setembro (Moinho Velho), foram premiadas na Mostratec Júnior com o projeto de pesquisa “Cultivando a Leitura”. Com a premiação, as jovens pesquisadoras foram credenciadas para participarem da 11º edição do Foro de Ciencias y Civilización, na cidade de Cerrito, na Argentina, que será realizado de 5 a 8 de outubro de 2020.
Trabalhando no projeto desde 2018, a professora orientadora, Sheila da Silva, destacou o que essa conquista representa para o município. “O projeto teve uma dimensão dentro da escola, porque elas envolveram outros alunos. É o reconhecimento de todo um trabalho que as alunas estavam engajadas, sendo que é um incentivo para que elas possam continuar buscando e pesquisando mais”, explicou a professora Sheila, que recebeu o prêmio Orientadora Destaque.
As alunas ressaltaram que a ideia do projeto era descobrir se a escola incentivava a leitura. “O projeto de pesquisa tem como objetivo mostrar que a leitura é algo prazeroso. Percebemos que as menores iniciativas podem mudar a vida dos pequenos como, por exemplo, a Hora do Conto. Através do projeto de pesquisa, diagnosticamos que teve um aumento pela leitura na escola. Isso é muito positivo”, destacaram as jovens. O projeto também contou com a participação da professora Simone Cerqueira, como coorientadora. A Mostratec aconteceu de 22 a 24 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo.