Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
A BYD anuncia a chegada do novo Song Plus Premium como o SUV híbrido plug-in mais caro da marca. Com nova dianteira inspirada no sedã elétrico Seal, o modelo chinês custa R$ 299.800 em versão única. Seu concorrente direto é o conterrâneo GWM Haval H6 PHEV34.
Autoesporte antecipou a chegada do Song Plus Premium no Salão de Guangzhou (China) na última semana. Ele ocupará o topo da família de SUVs, que também inclui os modelos Song Pro (o SUV de entrada) e o Song Plus (agora intermediário). Além do visual, a novidade também fica por conta do novo motor híbrido, o mais potente da marca chinesa. Novos equipamentos também foram instalados na cabine.
O Song Plus Premium traz motor 1.5 turbo a gasolina, combinado a propulsores elétricos dianteiro (204 cv) e traseiro (163 cv). De acordo com a marca, a potência combinada é de 324 cv, mas o torque não foi divulgado. O coração deste sistema híbrido plug-in é a bateria Blade, à prova de fogo, com 18,3 kWh de capacidade.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o SUV tem uma autonomia elétrica declarada de 52 km. Com o tanque cheio, a autonomia total combinando os motores é de 690 km.
Cara de tubarão
A dianteira é totalmente inspirada no Seal, o sedã médio elétrico da marca, enquanto a traseira mantém as características originais do Song Plus. Assim, o Song Plus Premium — ou apenas Song Premium, como a própria marca também se refere — incorpora um conjunto óptico exclusivo, que até foge do resto da identidade visual dos SUVs e se aproxima dos modelos elétricos. Vincos horizontais cortam a grade frontal em um arranjo inspirado em escamas de tubarões.
Na traseira, as lanternas continuam conectadas. Uma mudança em comparação com o Song Plus é que a placa não está mais posicionada no para-choque, pois agora, a identificação fica na tampa do porta-malas.
Cabine familiar
O layout da cabine do Song Premium é o mesmo da versão Plus, com destaque para a grande central multimídia giratória de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Em comparação com o modelo intermediário, a versão Premium também estreia head-up display.
Há também um pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito e sensor de ponto cego.
A BYD oferece seis anos de garantia para todo o veículo, sem limite de quilometragem. Já a cobertura da bateria Blade é de oito anos, também sem limite de distância percorrida.