(Foto: Arquivo JDI)
A Secretaria da Educação (Seduc) do RS divulgou o calendário de retorno às aulas presenciais na rede estadual, que será no modelo híbrido – os estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente. A carga horária diária para o ensino fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No ensino médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.
Pelo cronograma, educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental retornam no dia 3 de maio, enquanto que as turmas de 3º, 4º e 5º anos no dia 5, e os anos finais (6º ao 9º ano) no dia 7. A volta do 1º ano do ensino médio está programada para dia 10 de maio, do 2º e 3º anos no dia 12 e ensino técnico e curso normal no dia 13.
10 de Setembro e Affonso Wolf
Seguindo o que sugere a Seduc, as escolas estaduais de Dois Irmãos, 10 de Setembro e Affonso Wolf, também já se mobilizam para organizar e planejar o retorno das aulas no modelo híbrido, composto por atividades presenciais e remotas.
Na 10 de Setembro, que conta com aproximadamente 800 alunos, o retorno será gradual e escalonado. Neste momento, a equipe de trabalho está contatando as famílias, com o objetivo de identificar quais alunos desejam retornar ou não presencialmente. De acordo com a diretora Andrea Blume, o retorno ocorrerá baseado no calendário divulgado pelo governo, mas dentro da realidade da escola. “Nas próxima segunda-feira (3), voltam as turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Após este primeiro passo, a ideia é, a cada semana, retornar com novos grupos de alunos”, comenta.
Também seguindo o calendário estadual, os alunos da Affonso Wolf retornam na segunda-feira (3), de acordo com o diretor Paulo Renato Dapper. Ele conta que desde quarta-feira (28) reuniões vem ocorrendo com as equipes de trabalho, buscando organizar a volta dos mais de 1.100 estudantes para as salas de aula. Visando garantir a segurança no retorno de professores e alunos, Paulo Renato destaca, também, a necessidade de reforçar a equipe de limpeza das escolas, uma vez que os ambientes precisam ser higienizados entre um período e outro. A questão já foi levada à Secretaria de Educação.