(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na última quinta-feira (25) teve início o curso 200 anos de Imigração Alemã – História e Cultura, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Dois Irmãos. Na abertura, a secretária Denise Maldaner destacou a formação dos ministrantes e a importância da formação para os professores e para a comunidade. “Abrimos inscrições para a comunidade participar, pois são excelentes professores pesquisadores que trouxemos para abordar a temática da imigração do ponto de vista histórico e com base na literatura”, comentou.
O vice-prefeito Juarez Stein representou a administração municipal na aula inaugural e parabenizou os inscritos. “Ficamos felizes com a adesão dos professores e de pessoas da comunidade que terão uma excelente oportunidade de compartilhar do conhecimento de estudiosos da imigração alemã”, declarou. Com 88 inscritos, o curso terá mais oito encontros, sempre às quintas-feiras, no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich, no bairro Vila Rosa, totalizando 40 horas de duração.
A aula inaugural também contou com a participação do Diretor da Faculdade Instituo Ivoti (ISEI), Jorge Augusto Feldens, da professora do ISEI Delci Heinle e dos professores ministrantes Rodrigo Luis dos Santos, Doutor em História, Professor e Historiador no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo; e Ernani Mügge, mestre em Teoria da Literatura, doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana e licenciado em Letras Português/Alemão.
No início da aula inaugural também foi realizada a apresentação dos integrantes da comissão organizadora da edição 2024 da revista Palavra de Educador, publicação anual da Secretaria de Educação que conta com artigos e divulga ações pedagógicas escritas por inúmeros profissionais da educação municipal. Neste ano, o material chega na 11ª edição e terá o tema Tradição & Transformação: o Legado dos 200 anos de Imigração Alemã em Dois Irmãos.