Obra de arte suspeita de ter sido roubada na Líbia é apreendida no RS

29/07/2021
Fonte: G1 RS

Fonte: G1 RS

Uma peça de mármore que teria sido roubada de um museu da Líbia, em 1990, foi recuperada em Porto Alegre, nesta quinta-feira (29), pela Polícia Federal (PF). O mandado de busca e apreensão foi cumprido após pedido da Interpol de Trípoli, capital do país africano.

A obra, que representa a cabeça de Esculápio, deus grego da medicina e da cura, teria sido esculpida no ano 400 a.C. Conforme a Secretaria Geral da Interpol, a escultura está inserida na base de dados de peças furtadas ou roubadas. Uma perícia será realizada para confirmar a autenticidade da obra. Se a procedência for confirmada, o objeto será remetido à Líbia. O comprador da peça será ouvido pela PF, a fim de responder se sabia da origem da escultura.

Segundo a PF, a obra foi adquirida pela internet. A peça chegou ao Brasil em 2020 e foi, inclusive, retida pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). No entanto, a escultura foi liberada ao comprador, após apresentação de documentos de importação, não sendo possível verificar a ilicitude do objeto na época, conforme a Polícia Federal.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela