Dois Irmãos já descartou dois casos e tem três em análise
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos publicou nesta segunda-feira (29) Boletim Monkeypox com informações sobre a varíola dos macacos no município. Até aqui, foram cinco notificações, com dois casos descartados e três em análise.
O boletim informa que ainda não há registro de caso positivo em Dois Irmãos. Na semana passada, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) chegou a informar a confirmação de um paciente do município com a doença. “Eles tiraram porque a pessoa não mora em Dois Irmãos, não tem nem Cartão SUS aqui. Então, o caso não ocorreu em nosso território”, explica o secretário da Saúde, Nilton Tavares.
A varíola dos macacos é transmitida por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas doentes ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão se encerra quando as crostas das lesões desaparecem. Para prevenir, é recomendado uso de máscara e higienização das mãos. Em caso de suspeita, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para atendimento.