Campanha do DetranRS busca estimular o uso do cinto de segurança no banco de trás

29/08/2023
Fonte: DetranRS

Fonte: DetranRS

O DetranRs lançou no último dia 26 em seu estande na Expointer a nova campanha de segurança no trânsito. Buscando reduzir a letalidade dos acidentes, a autarquia apostou no cinto de segurança, especialmente no banco traseiro, onde muitas vezes ainda não é utilizado. Para reforçar a mensagem das peças que estarão em rádio, TV, impresso e digital no próximo mês, o DetranRS colocou em seu estande na Expointer um simulador de capotamento. 

Com o equipamento, o DetranRS quer mostrar que o cinto minimiza a gravidade das lesões e pode ser a diferença entre a vida e a morte. O uso nos bancos dianteiros já está incorporado à cultura do brasileiro. Alguns veículos mais novos até incorporaram lembretes sonoros. Mas o uso no banco traseiro ainda levanta dúvidas, inclusive sobre sua obrigatoriedade. A campanha quer esclarecer alguns mitos e tornar o uso do cinto no banco de trás tão natural quanto para os bancos da frente.

O diretor-geral Mauro Caobelli agradeceu a sua equipe e falou da contribuição que o DetranRS vem dando para a pauta da segurança, com o combate a alcoolemia e a mortalidade no trânsito. “Temos a responsabilidade de tentar evitar milhares de mortes a cada ano. Sabemos que cada morte é o luto de uma família, e poupar cada uma delas é o que nos move”.

O secretário da Segurança Pública Sandro Caron parabenizou o DetranRS pela visão que tem tido de tomar pra si responsabilidades da área da segurança e lembrou que segurança no trânsito também é segurança pública, já que a intenção é salvar vidas.

 

Desculpas

Para desenvolver a campanha, a agência Escala levantou alguns dos motivos que pessoas utilizam para justificar a falta do cinto de segurança no banco traseiro. Desconforto, sensação de segurança maior do que no banco da frente, confiança no motorista, deslocamento curto e surpreendentemente, boa parte das pessoas não saberem que é obrigatório. As peças buscam combater esses argumentos, comparando o tempo de formular a desculpa ao ato quase reflexo de colocar o cinto. Todas as peças ainda reforçam a obrigatoriedade do cinto no banco de trás. O argumento principal é que não tem desculpa para não usar o cinto no banco de trás, já que quando confrontados com fatos, nenhuma desculpa se sustenta. O VT foi produzido pela Zepp Filmes.

Na mesma linha, pra não deixar dúvidas quanto a eficácia do cinto, o simulador de capotamento no estande proporciona a experiência assustadora de estar em um acidente de trânsito, fazendo as pessoas sentirem na pele a proteção proporcionada pelo cinto. Nunca pensamos que podemos sofrer um acidente, mas quando isso ocorre, estar com o cinto faz toda a diferença.

 

Expointer

O simulador estará disponível durante os nove dias de feira para os visitantes, que também poderão buscar informações sobre serviços e participar de atividades educativas.  Haverá demonstração do etilômetro, orientação quanto ao correto uso de dispositivos de segurança para bebês e crianças, apresentação do site Peça Legal, exibição de vídeos educativos, totem para consulta e pagamento de tributos ou taxas pendentes, entre outras atividades.

A 46ª edição da Expointer segue até 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O estande do DetranRS está localizado no Pavilhão do Comércio, Quadra 24, Setor C.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela