Guarda de Honra chegou à prefeitura de Dois Irmãos por volta das 14h
Trazida pela Guarda de Honra da 30ª Região Tradicionalista, chegou a Dois Irmãos, na tarde desta segunda-feira (28), a centelha da 74ª Chama Crioula, que foi gerada e distribuída a gaúchos de todo o Estado no último dia 19, na cidade de Cristal.
Entre os membros da Guarda de Honra estavam Cesar Luis Barbosa, Ismael Wingert, Pedro Gilmar Bervian, Ademir Kaefer, Sidnei Pannebecker e Vanderlei Ecker, de Dois Irmãos; e Jurandir Humberto da Cruz, de Morro Reuter. Era por volta das 14h quando os cavalarianos chegaram à prefeitura de Dois Irmãos, onde foram recebidos por autoridades como o prefeito do município, Jerri Meneghetti, e o Coordenador da 30ª RT, Carlos Moser, secretários, representantes de CTG’s da região e estudantes.
De Cristal até Dois Irmãos, foram quase 300 km a cavalo, percorridos em dez dias de cavalgada, passando por cidades como Camaquã, Sertão Santana, Sentinela do Sul, Mariana Pimentel, Arroio dos Ratos, Triunfo, Montenegro, Lindolfo Collor, Estância Velha e Ivoti.
Em nome da 30ª RT, o coordenador Moser agradeceu à Guarda de Honra. “Esta chama para nós, tradicionalistas, é tão importante quanto o Fogo Simbólico de 7 de Setembro. Ela representa algo vivo, que pulsa nos nossos corações e que desencadeia a Semana Farroupilha, com desfiles, cavalgadas, acampamentos, onde se cultua a mais pura essência da nossa tradição”, disse ele, reforçando o convite para a abertura da Semana Farroupilha de Dois Irmãos, que ocorre no dia 9 de setembro, em frente à ACTG Portal da Serra. Neste dia, o município também irá sediar a expansão da centelha às demais entidades da 30ª RT.
O prefeito Jerri Meneghetti ressaltou a união de forças para que as tradições gaúchas sigam sendo cultuadas na região. “Sabemos o quanto é difícil manter os CTG’s e piquetes”, disse ele, agradecendo aos cavalarianos que trouxeram a centelha da Chama Crioula até o município. “Nosso agradecimento a cada um de vocês, que estiveram tantos dias longe de casa, das suas famílias, pegando chuva e frio, que não medem esforços para manter acesa a chama do tradicionalismo”, completou, ressaltando a honra em, mais uma vez, receber a centelha e espalhá-la às demais cidades da 30ª RT.
Ainda nesta terça, a centelha foi levada para o quartel da Brigada Militar, onde será guardada até a abertura dos festejos farroupilhas.