(Foto: Divulgação / PMDI)
A implantação de mudanças na organização do Kerb de São Miguel foi elogiada pelos vereadores na sessão de segunda-feira (26). Sucesso de público no final de semana, o evento reuniu mais de 40 mil pessoas e quase não teve incidentes.
– Uma situação que gerou muita dúvida e discussão na comunidade foram as alterações causadas através da audiência pública realizada em 2019. Cercar o Centro e cobrar ingresso, o que aconteceria? O resultado estava aí no sábado e no domingo: ruas cheias, organização e um controle maior por parte da segurança, e hoje teremos já um grande resultado, colocando em votação a compra de uma viatura para a nossa Brigada Militar, oriunda dos fundos arrecadados na bilheteria do Kerb – enalteceu o presidente da Câmara, Ramon Arnold (PP).
Na sua avaliação, a iniciativa de cercar a área central e cobrar entrada veio para ficar.
– Tive só elogios por parte da população que nos procurou, dizendo que se sentiram com maior segurança, que se sentiram mais acolhidos. Também foi feita pesquisa com a população, e essa pesquisa vai balizar as melhorias que vão ser implementadas já no Kerb de 2023 – afirmou ele, citando entre pontos a serem melhorados as grandes filas que se formaram nas bilheterias do evento.
Osmar Veríssimo de Jesus (PT) destacou a importância do retorno do investimento para o município.
– A gente fica muito feliz em escutar a população dizendo que foi um sucesso o Kerb deste ano. É muito interessante essa ideia, porque muita gente perguntava onde seria aplicado esse dinheiro, e será numa coisa tão útil como uma viatura para a Brigada Militar. É importante salientar para a comunidade o que vai ser feito – observou.
Para Ederson Bueno (MDB), o saldo foi muito positivo.
– Algumas pessoas criticaram de forma breve, sem saber bem como seria realizada a questão da cobrança de ingresso e do cercamento, mas acho que o saldo foi muito positivo. O evento foi bem organizado, a gente não teve mais aquela bagunça generalizada que tinha antes, não teve mais o consumo de bebida alcóolica por menores de idade, como havia acontecido em 2019; a sujeira também diminui bastante, sem contar que a segurança foi o ponto mais alto do evento – comentou o vereador.
Darlei Kaufmann (PSB) chamou atenção para a diminuição dos atendimentos na saúde.
– Conversei com algumas pessoas que estiveram no plantão da nossa Emergência, e no sábado à noite tivemos poucos atendimentos. Em 2019, pelo que me passaram, em uma hora tivemos cinco atendimentos de jovens chegando praticamente em coma alcoólico. Agora, neste sábado, em toda a noite foram três atendimentos, e três atendimentos leves, mostrando o quanto foram acertadas as decisões tomadas na audiência pública. De todas, a mais acertada foi a decisão de proibir os coolers e a entrada de bebidas – analisou.
Elony Nyland (MDB) fez menção ao trabalho da administração municipal.
– Parabéns a todas a secretarias que se envolveram – e se envolveram muito – na organização e na limpeza do Kerb – concluiu.