Audiência lotou a Câmara de Vereadores nesta segunda
O debate sobre o futuro do Kerb de São Miguel está estabelecido. A audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (28), abre caminho para mudanças que devem ser gradativas. Grande público lotou o espaço da casa legislativa. Participaram moradores, comerciantes, representantes de entidades e grupos festivos, além de membros do poder público e das Igrejas Católica, Luterana e Evangélica.
As opiniões se dividem sobre alguns pontos da festa, mas há consenso de que é possível melhorar em muitos aspectos. Entre as sugestões levantadas, estão a cobrança de ingresso na área do evento e a proibição da entrada com bebidas. Um problema recorrente nos últimos anos é o grande número de pessoas que ocupa a área central com caixas térmicas de cerveja. O secretário de Turismo, Edson Maicá Severo, disse que as duas ideias chegaram a ser discutidas para a edição deste ano, mas não se concretizaram. Foi sugerido, também, que parte dos valores arrecadados na cobrança de ingresso – caso ela ocorra – seja reinvestida em estrutura e segurança para o evento do ano seguinte. O ponto mais delicado em discussão talvez seja o local da festa. Há quem defenda que o município trabalhe na aquisição de uma área e na construção de um espaço específico para o Kerb. Outros entendem que a área central faz parte da tradição do Kerb. Neste caso, uma sugestão levantada é a elaboração de um projeto de isolamento acústico para o Hospital São José.
Ao final do encontro, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink, agradeceu pela presença de todos e destacou a importância de dar seguimento ao debate. “Talvez seja o pontapé inicial numa participação mais efetiva de todos nas decisões a serem tomadas daqui para frente. Vamos dar continuidade a esses encontros, quem sabe fazer um conselho para trabalhar em cima daquilo que foi dito aqui”, afirmou.
TRANSMISSÃO AO VIVO
A audiência pública desta segunda-feira durou mais de duas horas e foi transmitida ao vivo pela TVLocal Dois Irmãos, através da página do Jornal Dois Irmãos no Facebook. O vídeo alcançou mais de 10 mil pessoas e registrou 5 mil visualizações, além de gerar dezenas de comentários e compartilhamentos. A Renovare forneceu a internet para a transmissão.
Leia a matéria completa na edição impressa desta terça-feira (29).