Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
Se o mercado de motos no Brasil fosse um reinado, a coroa seria da Honda CG. Ela é líder de vendas há 48 anos, desde quando foi lançada. E não é por pouco. Para se ter uma ideia, até o fim do mês passado, o modelo já havia vendido mais que o dobro da segunda colocada – que é outra Honda, a Biz 125.
E a rainha das motos chegou à décima geração, com preços partindo de R$ 16.194 e indo até R$ 19.230. Em toda a linha, o aumento foi de até R$ 1.790 em relação à encarnação anterior.
Entre as novidades para justificar o valor está o freio ABS na versão top de linha e os ajustes no motor para atender às normas de emissões de poluentes. Além disso, claro, há novidades no visual da principal moto brasileira.
Veja os preços
CG 160 Start 2025: R$ 16.194
CG 160 Cargo 2025: R$ 17.175
CG 160 Fan 2025: R$ 17.723
CG 160 Titan 2025: R$ 19.230
Motorização
A linha 2025 da CG agora tem 14,7 cv de potência com etanol - 0,4 cv a menos em relação ao modelo anterior. E só as versões Fan, Cargo e Titan que são flex. A mais barata Start tem 14,4 cv de potência apenas com gasolina, mesmo valor das flex com este combustível.
O torque também ficou menor a passou de 1,54 kgfm para 1,43 kgfm. Na Start é ainda menor e o motor monocilíndrico gera 1,41 kgfm com gasolina no tanque, que perdeu 600 ml de capacidade. O total agora é de 14 litros de combustível.
O câmbio é manual de cinco marchas, embreagem multidisco banhada a óleo, acionada por cabo, e corrente de transmissão final tipo 428 com um novo sistema para o ajuste da tensão.
Suspensão reforçada
Outra novidade é a nova suspensão dianteira, com tubos de 33 mm de diâmetro no lugar do modelo anterior com 31 mm. O curso da roda dianteira, de 18 polegadas, é de 120 mm. Na traseira, a suspensão conta com dois conjuntos de mola e amortecedor, ancorados a um novo braço oscilante de aço com perfil retangular, que oferece curso de 106 mm à roda, também de 18 polegadas.
Os pneus da CG 160 Titan são os Michelin Pilot Street 2 tubeless medida 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 atrás. Nas outras versões as medidas são as mesmas, com pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, em todas as versões sem câmara.
A versão topo de linha ainda estreia o sistema de freio ABS no disco da roda dianteira, de 240 mm com cáliper de dois pistões, na traseira o disco, de 220 mm tem cáliper de pistão simples. Nas demais versões da CG 160 2025, o sistema de frenagem é o CBS com disco dianteiro de 240 mm e pinça de pistão simples. Na traseira, o freio é a tambor com 130 mm.
Visual mais moderno
O desenho da CG 160 também é novo. As versões Fan e Titan, as duas mais caras, vêm com farol de LED, mantendo lâmpadas comuns nas outras versões. A lanterna traseira de LED é padrão para todas.
A linha 2025 também recebeu novo tanque do tipo interno metálico protegido por carenagens plásticas, dando um aspecto mais esportivo e moderno. Completa o visual o novo assento em dois níveis e as pedaleiras para garupa de alumínio. Todas as versões agora têm rodas de liga leve.
Por fim, enquanto a versão Cargo só é vendida na cor branca, a Start pode ser prata, vermelha ou preta. A Fan troca o prata pelo azul e a Titan troca o azul pelo novo tom de laranja. A Honda CG 160 2025 chega às lojas em novembro com 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.