Palestras ocorreram nesta quinta-feira
Baseado no livro “Homens Que Fazem História”, escrito por Alan Caldas com a biografia de 30 dois-irmonenses ilustres, a Escola Estadual Affonso Wolf está realizando um ciclo de palestras com os 30 biografados do livro.
Na manhã de hoje, quinta-feira, 28, foi a vez do empresário João Becker. Ele entrou na sala às 07h40 e durante uma hora contou sua história de vida e trocou ideias com os alunos sobre como chegou onde está, quais as dificuldades e alegrias.
Com grande sabedoria e capacidade de comunicação, João motivou os alunos que estão saindo do Ensino Médio para a vida profissional. Lhes aconselhou a ter garra, a serem persistentes e terem humildade e coragem para enfrentar as situações que a vida apresentará a cada um deles.
“E sobretudo nunca se deve desistir”, disse João, “não é porque uma coisa não deu certo que se vai desistir, tem de ir em frente”. Por fim, João disse que “o mais importante numa profissão é gostar daquilo que faz”.
Segundo palestrante
Na sequência, às 08h50, foi a vez do segundo palestrante do dia, o médico cardiologista Antonio Satyro.
Com grande talento e desenvoltura, o doutor Satyro contou sua história ao alunos. Mostrou que, mesmo com as duas faculdades que fez, sua rotina diária de trabalho é intensíssima.
As vezes sorrindo, outras vezes sério, o doutor Satyro mostrou aos alunos que o caminho da medicina é uma profissão linda, mas exige muito estudo, muito esforço, muita humanidade e sobretudo dedicação quase que 24 horas por dia, “porque a saúde não espera e nem sempre dá avisos”.
Novos palestrantes
A organização das palestras está a cargo da professora Márcia Maria Zimmermann Johann. E, segundo ela, os demais biografados do livro Homens Que Fazem História serão chamados para palestras este ano e nos próximos, “pois a história de cada um é uma material de incentivo e experiência maravilhoso que pode ser usado pelos nossos alunos como referências de profissão e estilo de vida”.