Municípios teve R$ 4,5 milhões investidos em pavimentação asfáltica em 2022
Ao cumprir metade do segundo mandato como prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro comemora as conquistas alcançadas no último ano e projeto um 2023 de muito trabalho. Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, ela falou sobre o momento vivido pelo município e destacou o crescimento do turismo.
– A cada fim de semana, cerca de 5 mil turistas usufruem de nossos ótimos restaurantes. Integramos a Rota Romântica e o Vale Germânico e percebemos as potencialidades da planta no desenvolvimento econômico, gastronômico, turístico e cultural de Morro Reuter. Ainda temos muito a desenvolver e temos um olhar muito especial para o turismo – afirmou Carla.
Leia a entrevista completa a seguir:
Qual sua avaliação sobre o ano de 2022 para Morro Reuter?
Carla – Foi um ano intenso com efeito pós-pandemia em que tínhamos o sentimento de termos que realizar ações de dois anos em um só. Foi um ano de muito trabalho e alguns deles são: R$ 4,5 milhões investidos em pavimentação asfáltica, conclusão do prédio do Centro de Múltiplo Uso, uma obra inacabada há 21 anos, localizada no Centro da cidade; pavimentação comunitária de várias ruas, aquisição de uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira; perfuração de poço, vários investimentos na saúde para reduzir as filas de espera, consequência da pandemia; aprovação do novo Plano de Carreira do Magistério (última atualização havia sido realizada há 20 anos), contratação de empresa e início dos estudos para elaboração do Plano Diretor de Morro Reuter, entre outras ações.
O que esperar de 2023? Quais projetos e obras devem sair do papel?
Carla – Nossa equipe trabalha na perspectiva de que temos que cumprir nosso Plano de Governo, na íntegra. Dessa forma, temos muito a realizar:
– Concluir o Centro de Atendimento ao Turista, no Belvedere.
– Revitalizar o acesso principal da cidade.
– Investir em melhorias no pórtico de entrada e revitalização da Praça Municipal.
– Realizar pavimentações no Centro e em comunidades rurais do município.
– Adquirir área de terra para organização de espaço de lazer e turismo no Centro da cidade.
– Investir recursos para ampliação das redes de água no interior.
– Adquirir caminhão e outras máquinas para ampliar serviços da Secretaria Municipal de Obras.
– Ampliar o atendimento de especialidades na Unidade de Saúde e investir em ações de prevenção.
– Construção de praças e academias de saúde nas comunidades rurais.
– Instalação de câmeras de segurança para monitoramento.
– Realização de cursos de preparação para o trabalho para alunos dos anos finais do ensino fundamental.
– Adquirir equipamentos de informática e robótica para as escolas, entre outras ações.
Qual sua expectativa em relação ao novo governo federal?
Carla – Esperamos apoio tanto da esfera federal quanto da estadual. Trabalhamos muito em Morro Reuter e vamos buscar apoio por meio de verbas, parcerias... sempre em nome do melhor para o nosso município.
O que esperar do governo estadual, neste segundo mandato de Eduardo Leite?
Carla – Esperamos fortalecer ainda mais a parceria que temos com o governo do Estado. No ano passado recebemos do Estado em torno de 1,5 milhão de reais para pavimentação de estradas. Para este ano, temos vários projetos protocolados junto às Secretarias de Estado, na intenção de ampliar os investimentos em infraestrutura.
Como analisa o turismo no município e o que ainda pode ser feito?
Carla – Penso que tivemos um crescimento nessa área, e em muito se deve aos eventos criados para atrair turistas. Também, Morro Reuter é rico em belezas naturais e as pessoas estão se deslocando dos grandes centros para vir para cá. Acredito que a pandemia potencializou ainda mais o turismo regional e estamos sentindo que os turistas estão buscando esse contato com a natureza que Morro Reuter oferece em abundância.
A oferta de hospedagem pela plataforma Airbnb ganhou espaço e está se firmando a cada dia mais, trazendo visitantes de várias partes do país e do mundo ao município. Temos recebido muitos turistas que ficam na cidade nessas inúmeras possibilidades de hospedagem e aproveitam para usufruir da excelente gastronomia, atrativos turísticos, artísticos e comércio. A cada fim de semana, cerca de 5 mil turistas usufruem de nossos ótimos restaurantes. Integramos a Rota Romântica e o Vale Germânico e percebemos as potencialidades da planta no desenvolvimento econômico, gastronômico, turístico e cultural de Morro Reuter. Ainda temos muito a desenvolver e temos um olhar muito especial para o turismo.
Prefeita Carla Chamorro