Mais de 200 pessoas se reinseriram no mercado de trabalho através do Sine de Dois Irmãos

30/04/2024
Diego e Ivete, da Agência da FGTAS do Serviço Nacional de Emprego (SINE) de Dois Irmãos

Diego e Ivete, da Agência da FGTAS do Serviço Nacional de Emprego (SINE) de Dois Irmãos

A Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) do Serviço Nacional de Emprego (SINE) de Dois Irmãos completou dois anos no último dia 12 de abril. Neste período, conforme dados do sistema de cadastro da FGTAS da agência da cidade, mais de 200 pessoas se reinseriram no mercado de trabalho, representando uma média de 8 trabalhadores empregados ao mês.

De acordo com a coordenadora do serviço, Ivete Rambo, mais de 5 mil pessoas já buscaram os serviços do Sine em Dois Irmãos. “Atendemos, em média, 15 pessoas por dia, que vêm cadastrar seus currículos, pedir informações. Muitas também vêm em busca de ajuda para fazer a Carteira de Trabalho Digital”, comenta Ivete, lembrando que o espaço chegou a atender 40 pessoas em um dia, em meses como outubro e novembro, período que geralmente tem mais oferta e procura por emprego, principalmente em razão das vagas temporárias que surgem nesta época do ano.

Segundo o atendente Diego Felipe Borges de Amorim, adultos na faixa etária de 30 e 40 anos são os que mais buscam os serviços do Sine. Entre eles, muitos venezuelanos. “Eles querem trabalhar, não escolhem vaga”, diz Diego, comentando sobre os desafios enfrentados pelos estrangeiros ao procurar emprego na região. “O idioma acaba se tornando a maior barreira. Neste caso, acabam sendo contratados para cargos mais operacionais, principalmente em supermercados”, comenta. “Temos o caso de uma professora venezuelana que trabalha na indústria”, acrescenta Ivete, contando que muitas vezes eles mesmos ajudam os estrangeiros a fazer um currículo, para que sejam entregues nas empresas, justamente para facilitar a comunicação. “Algumas vezes até marcamos as entrevistas”, completa. 

 

Sine de Dois Irmãos tem vagas de empresas de toda a região

Além de Dois Irmãos, empresas de cidades como Morro Reuter, Picada Café, Ivoti e Lindolfo Collor também cadastram vagas no Sine de Dois Irmãos. A maioria é dos setores calçadista e alimentício.

Conforme Ivete, sempre há vagas de emprego disponíveis e a maioria não exige experiência e nem escolaridade. Nesta terça-feira (30), por exemplo, eram 85 vagas de emprego em aberto. Em Dois Irmãos, a maioria era para a indústria e comércio, setores que puxam a cidade. No entanto, Ivete ressalta uma questão que dificulta a empregabilidade no comércio: os baixos salários para uma função que exige trabalhar aos sábados. “Diante disso, algumas pessoas preferem trabalhar na indústria, de segunda a sexta-feira, e sequer perguntam o salário. Valorizam muito benefícios como vale-alimentação e vale-transporte”, completa.

Com grande oferta de emprego, pessoas de outras cidades também vêm em busca de oportunidades no Sine do município.

Atuando diariamente no local, Ivete também destaca algumas características que acabam se destacando entre pessoas que buscam emprego no local. Segundo ela, mulheres com filhos preferem trabalhar na cidade e homens vêm buscando mais vagas para o turno da noite.

 

Empregar RS

No dia 17 maio ocorre mais uma edição do Empregar RS, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), no Sine de Dois Irmãos. É como se fosse um feirão de emprego. Neste dia, representantes de empresas estarão no local realizando entrevistas com candidatos. Segundo Ivete, até esta terça-feira, sete empresas estavam confirmadas.

 

Atendimento

O Sine fica na rua Novo Hamburgo, 1079, no bairro Primavera (na Praça do antigo Fórum). O atendimento ocorre nas segundas-feiras das 7h30 às 18h e de terças a sextas-feiras das 7h30 as 13h30. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (51) 3564-8890 ou pelo e-mail sine@doisirmaos.rs.gov.br.

Para consultar as vagas disponíveis, basta acessar o App Sine Fácil ou buscar informações diretamente na agência.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela