Tempo seco predomina nos próximos dias no Rio Grande do Sul

30/05/2024
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), foi de tempo firme e sem chuva em todo o Rio Grande do Sul. Por conta da massa de ar frio de origem polar, a temperatura não subiu tanto, mas o sol começou a aparecer mais. A chuva só deve voltar ao Estado no domingo (2). Há possibilidade de chuva fraca na Região Central, no Sul e em parte do Litoral, mas sem volumes elevados. O mesmo ocorre na segunda (3), com possibilidade de garoa na Capital e no Litoral Norte, e chuva fraca na Serra e na Metade Norte.

Na sexta-feira (31), a previsão é de sol entre nuvens em todo o Estado. O frio segue presente, ainda com possibilidade de geada na Serra. A temperatura mínima será em São José dos Ausentes, na Serra, com 1°C. A máxima ocorre em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte: 25°C. Dois Irmãos terá variação de 6°C a 18°C.

De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo seco deve predominar no Estado pelos próximos 10 dias.

– Pelo menos esses próximos 10 dias, talvez duas semanas, nós vamos ter só um evento de chuva, um chuvisco muito isolado, no final do domingo para a segunda-feira. Uma frente fria passa, mas em princípio ela não deve provocar os volumes de chuva, só alguma instabilidade – salientou.

Em junho, os termômetros devem alternar entre temperaturas altas e baixas. Conforme o meteorologista, há possibilidade de um período de veranico na metade do mês, antes da chegada de uma nova frente fria ao Estado, com dois ou três dias mais quentes. Após o calor, a instabilidade deve voltar ao RS, especialmente à Região Norte.

 

Influência do El Niño

Schneider explica que a instabilidade que atingiu níveis históricos no Estado durante maio tem influência do El Niño, que bloqueia a chegada de frentes frias, e do aquecimento da água dos oceanos, que traz umidade ao RS.

– Foram basicamente três fatores. Um El Niño de intensidade forte, que começou lá na segunda metade do inverno do ano passado. Mas além do El Niño, desde o ano passado a gente tem esse bloqueio muito quente, o ar seco e quente que tomou conta do Brasil central (...) E além desse fator, a gente pode colocar na conta das mudanças climáticas, principalmente os oceanos. Teve nesses últimos meses o oceano Atlântico Norte. Lá na região próximo do Caribe, na costa do Brasil, na região Norte e Nordeste, a água muito aquecida. É de lá que vem o vento quente e úmido de Nordeste, ele atravessa toda a região da Amazônia e vem abastecer esse canal de umidade da Amazônia e chegar até o Rio Grande do Sul – explicou.

 

Próximos dias – Dois Irmãos

– Sexta, dia 31: Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde. 6°C / 18°C

– Sábado, dia 1º: Sol com algumas nuvens. Não chove. 8°C / 20°C

– Domingo, dia 2: Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. 12°C / 24°C

– Segunda, dia 3: Céu nublado com possibilidade de garoa de dia e à noite. 10°C / 14°C


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

Alan Caldas   26/08/2024

FOTOS DO DIA

DNIT realiza melhorias na BR-116 em Dois Irmãos (Foto: Octacílio Freitas Dias / Agosto 2024)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela