Fonte: Abicalçados
O mês de agosto marcou a participação de 20 marcas brasileiras em quatro feiras calçadistas nos Estados Unidos. As participações foram viabilizadas pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e devem gerar, entre negócios realizados in loco e alinhavados, US$ 1,6 milhão para as marcas nacionais.
A primeira parada foi na Playtime NY, mostra do segmento infantil que aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto, em Nova Iorque. O evento, que somou mais de 80 contatos qualificados para as marcas brasileiras participantes, deve gerar mais de US$ 167 mil. “A Playtime é uma ótima plataforma de posicionamento de marca. A participação das duas marcas brasileiras foi muito positiva e abriu clientes em importantes boutiques do segmento infantil no mercado norte-americano”, avalia a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel. Participaram do evento as marcas Tnin Shoes e Planet Sea.
Na sequência, entre 9 e 11 de agosto, as marcas Pegada, Petite Jolie, Carrano e Schutz participaram da MAGIC Las Vegas. Em paralelo à MAGIC Las Vegas, aconteceu também a Sourcing @ MAGIC, no formato físico e digital, com a participação das marcas Beira Rio Conforto, Vizzano, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Activitta e BR Sports. Ruísa explica que são feiras complementares, sendo a primeira uma feira de moda internacional e a outra multissetorial e focada em empresas que comercializam no modelo private label – com a marca do cliente. Nos eventos foram gerados, entre negócios in loco e alinhavados, US$ 402 mil. Uma das participantes da MAGIC Las Vegas foi a Petite Jolie. A gerente de negócios internacionais da marca, Mabel Rittel, ressalta que a empresa teve resultados interessantes. “É importante essa retomada de grandes eventos internacionais, caso de Las Vegas. Já sentimos uma retomada e um movimento muito bom. Inclusive com novos compradores’, avalia.
A última parada foi na Atlanta Shoe Market, feira regional que aconteceu em Atlanta entre os dias 14 e 16 de agosto. Organizada pela associação de agentes e distribuidores do sudeste dos Estados Unidos, a feira atinge lojistas relevantes da região. O relatório da Abicalçados aponta que a participação verde-amarela gerou mais de US$ 1 milhão entre negócios gerados in loco e alinhavados no evento. Participaram, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Bottero, Pegada, Petite Jolie, Ferrucci, Schutz e Arezzo. A representante da Ferrucci nos Estados Unidos, Patrícia Pimentel, destaca que a marca saiu satisfeita do evento. “Foi a primeira participação. Tivemos contatos com vários lojistas, abrimos novos clientes que podem gerar bons frutos”, conta.
A participação nas feiras norte-americanas marcam um retomada importante naquele mercado, o principal para o calçado brasileiro no exterior. “No geral, os resultados nas feiras do segundo semestre de 2021 no mercado norte-americano foram muito positivos, especialmente levando em consideração a participação ainda tímida das marcas brasileiras por conta de todas as restrições de viagem para o país. Os números mostram que os clientes estadunidenses estão em busca de novas opções para suas lojas e a confiança está, aos poucos, sendo retomada no mercado”, avalia Ruísa.
Em crescimento, as exportações de calçados brasileiros para os Estados Unidos nos primeiros sete meses do ano geraram US$ 109,18 milhões, incremento de 42,6% em receita na relação com igual período do ano passado.