(Foto: Divulgação / Câmara)
Na sessão de segunda-feira (28), o vereador Darlei Kaufmann (PSB) destacou o sucesso de público na grande final da Liga DI 2 de Futsal, disputada no último dia 25, e elogiou a organização da Liga Dois-irmonense de Futebol de Salão (LIFUSA). Ele também aproveitou para cobrar novamente a construção de um Ginásio Municipal.
– A noite teve ginásio lotado e muita gente de pé. Falta um local adequado para as famílias poderem sentar. Sei também da importância destes jogos, economicamente falando. Na próxima sexta-feira (1º) a gente vai ter a final da Liga DI 1, e novamente tenho certeza que vai faltar espaço, e a falta de espaço muitas vezes gera insegurança para as famílias. Volto a insistir na indicação que fiz em junho de 2021: que o Poder Executivo defina uma área e que apresente um projeto arquitetônico para a construção de um ginásio poliesportivo. Sei dos valores desta obra, da luta que os municípios travaram até terem o seu, mas precisamos dar o primeiro passo. Talvez pudesse partir desta casa a escolha do local e a elaboração do projeto, mas precisamos que o Executivo se convença desta importância – afirmou.
O presidente Ederson Bueno (MDB) concordou com o colega Darlei:
– Acho que o município precisa a médio e longo prazo pensar em um ginásio municipal, um espaço que comporte eventos. A gente vem vivendo uma crescente muito grande dos torneios, principalmente no futebol de salão. A gente vê que algumas pessoas não vão porque os ginásios estão superlotados. Lembrando que esporte é saúde, que investir em esporte é prevenção. Dinheiro que a gente investe em esporte acaba economizando ali na frente na área da saúde. Acho que a gente poderia articular uma frente, buscar parcerias com a iniciativa privada, para que não fique tudo nas costas do Executivo – comentou.
Vereador Márcio de saída
Márcio Goldschmidt (PT) também destacou a decisão da Liga DI 2 – vencida pelo Raja Casablanca, time treinado por ele – e frisou a importância da prática esportiva.
– É uma grande oportunidade de integração social. O esporte disciplina, nos prepara, nos frustra, nos alegra, e isso faz com que a gente amadureça, cresça e se desenvolva como ser humano. Parabenizar e reconhecer também o incentivo do poder público, que repassa os recursos – declarou.
Por fim, o vereador se despediu desta passagem pela Câmara. Na próxima semana, retorna a titular da cadeira petista, vereadora Sheila da Silva.
– Os nossos debates sempre foram no campo das ideias, cada um defendendo o seu ideal. Acho que Dois Irmãos, de forma geral, é uma cidade ordeira, de um povo trabalhador. Acredito que poderíamos estar cada vez melhor – concluiu Márcio.
Gestão do hospital
Paulino Renz (PDT) lembrou que o Hospital São José vai completar seu primeiro mês sob a gestão do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul.
– Dia 1º vai fazer um mês que estão aí, e até agora estou confiante que vai dar certo. Vão passar 30 dias e até agora nenhum paciente ligou para mim; de certo estão atendendo bem o pessoal. E isso é o mínimo que eles têm que fazer, eles são pagos para atender bem. Valeu muito a pena o vereador aqui sempre cobrar da saúde – observou.
Programação do Compedi
Celina Christovão (MDB) destacou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto), que encerrou no último sábado (26) com ações do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Dois Irmãos (Compedi) na Praça do Imigrante.
– Quanto mais a gente puder ajudar e colaborar, melhor. A maioria das pessoas que está ali é voluntária. Quem puder participar e fazer mais por eles, é importante – afirmou.