Ação aconteceu em bares e praças da cidade
Desencadeada pela Brigada Militar de Dois Irmãos e Morro Reuter, com apoio da Força Tática do 32° Batalhão de Polícia Militar (32° BPM) e do Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) de Novo Hamburgo, ocorreu, na noite de sexta-feira (27), a segunda fase da Operação Choque de Ordem, liderada pelo comandante da BM de Dois Irmãos, tenente Elton Dhein. Duas pessoas foram presas por tráfico de drogas. Também foram registradas quatro ocorrências por posse de entorpecente e uma por perturbação, com a apreensão de uma caixa de som.
O alvo da ofensiva foram bares e praças da cidade, entre elas, a Praça Algemiro Fleck, mais conhecida como Praça dos Três Poderes ou Praça do Fórum. O local vinha sendo alvo de diversas denúncias anônimas, apontando a venda e consumo de drogas ilícitas, além de som alto. “A operação visa intensificar a presença da Brigada Militar em logradouros públicos, garantindo com isso que estes espaços sejam usados de forma adequada, sem qualquer dano ao patrimônio ou consumo de substâncias entorpecentes”, destacou o tenente Elton, informando que durante a operação foram abordadas 121 pessoas.
A BM também atuou fortemente na fiscalização de condutores que bebem e dirigem. “Temos que direção e bebida não combinam, nosso trânsito tem números assustadores relacionados a estes dois fatores com resultados trágicos para inúmeras famílias”, acrescentou o comandante.
Prisões por tráfico
Durante a operação, dois indivíduos foram presos por tráfico de drogas. Uma das prisões ocorreu em um bar da Av. São Miguel, no Centro. De acordo com a BM, um jovem de 19 anos foi preso após ser flagrado com 15 petecas de cocaína, que totalizaram 10 gramas. Com ele também foram apreendidos R$ 50 e um celular.
A prisão, efetuada por uma guarnição de Dois Irmãos, ocorreu durante patrulhamento na área central, após a polícia suspeitar do indivíduo. Durante breve monitoramento, os policiais flagraram a venda de entorpecente e iniciaram a abordagem. O preso, assim como um usuário, tentou fugir correndo, mas foi abordado ainda nas proximidades.
Horas depois, um jovem de 24 anos foi preso pela Força Tática do 32º BPM, na Praça do Fórum, na Av. Irineu Becker. O indivíduo, que já tinha sido preso por tráfico de drogas, era monitorado por tornozeleira eletrônica. Segundo informações, a BM monitorou o local e flagrou o jovem vendendo drogas a vários usuários, o que motivou a abordagem de diversas pessoas no local, mesmo que muitos tivessem tentado fugir. O traficante foi abordado do outro lado da rua, enquanto um dos usuários, que havia comprado droga dele, foi abordado ainda na praça. Com ele, os policiais encontraram uma porção de maconha. Pelo menos outros três usuários também foram flagrados com droga. Um deles relatou à polícia que comprou a droga no banheiro da praça, porém alegou não conhecer o traficante.