Fonte: Grêmio FBPA / Foto: Lucas Uebel
Antes do fechamento do mês de outubro, a GrêmioMania Megastore da Arena e a loja virtual do Tricolor atingiu uma marca inédita em vendas nesta temporada. Somando todos os produtos relacionados ao atacante Luis Suárez, anunciado oficialmente no último dia do ano passado, o faturamento registrado atingiu a marca de R$10 milhões arrecadados. O valor representa quase um terço do total arrecadado até o momento pela loja oficial do clube.
A partir de um trabalho intenso de pesquisa junto ao seu torcedor, o Grêmio desenvolveu uma série de produtos e ações de marketing para potencializar o efeito da chegada de um ícone mundial ao clube. Mais de 40 produtos com a marca Suárez foram confeccionados para que a torcida pudesse escolher a lembrança que levaria para casa de um craque que rapidamente se tornou ídolo. “Estes números são resultado da visão da atual gestão, que através de uma estratégia inovadora e ambiciosa desenvolveu um trabalho consistente utilizando o marketing como protagonista desde a chegada do Suárez ao Grêmio. Entendemos a oportunidade única que tínhamos nas mãos e, ouvindo o desejo do torcedor, procuramos oferecer produtos e ações que pudessem potencializar ainda mais essa conexão entre torcida, Grêmio e atleta”, disse o executivo de marketing gremista Henrique Gutterres.
De pronto, a opção mais procurada foi a terceira camisa lançada em 2022, na cor azul celeste. Além deste item em especial, as camisas de jogo, tanto tricolores como o uniforme reserva de 2023, na cor branca, além do terceiro uniforme na cor preta, foram procuradas em grande número para receber a personalização e o número 9 do avante mundialmente conhecido. Ao todo foram mais de 25 mil uniformes adquiridos com o nome do “Pistolero”.
Diversos produtos licenciados com a identificação de Luisito foram consumidos avidamente, como baldes de pipoca, copos, chaveiros, boneco, bonés, cachecóis, camisetas, linha de camisas retrô na cor celeste, cuias e garrafas térmicas, mão alusiva ao gesto do uruguaio nas comemorações, entre outros. No total foram mais de 42 mil produtos comercializados com a temática. A resposta e aderência dos torcedores ao momento de reconstrução do clube foi imediato neste ano, mostrando a força da torcida.