Fonte: Autoesporte / Foto: Divulgação
A Mercedes-Benz acaba de lançar a configuração SUV do EQS no Brasil. O luxuoso elétrico de sete lugares, que entrega 360 cv de potência e tem autonomia de 411 km, será vendido em versão única por aqui. O preço é de impressionantes R$ 998.900.
O novo EQS 450+ SUV, nome da versão escolhida para o mercado brasileiro, compartilha a distância entre-eixos de 3,21 metros com a configuração sedã do modelo, que chegou ao país em julho do ano passado. Em relação ao irmão, o SUV ainda é 20 cm mais alto, com 1,51 m de altura — que pode ser elevada em 4 cm pela suspensão a ar. Completando as dimensões, são 5,20 metros de comprimento e 1,92 m de largura. Desta forma, o porta-malas tem capacidade que varia entre 645 e 2.100 litros, dependendo do rebatimento dos bancos.
Por dentro, o EQS tem acabamento especial AMG Line, mas o destaque fica para uma hipertela com sistema MBUX. São 12,3 polegadas para a central multimídia (com conexão com Android Auto Apple CarPlay) e 17,7 polegadas para o painel do passageiro. Essa última, aliás, utiliza uma lógica de bloqueio inteligente. Portanto, se uma câmera detectar que o condutor está olhando para o display maior, o brilho do equipamento diminui. Os assentos são revestidos de couro e tem massageador. Além disso, há ar-condicionado dianteiro e traseiro, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e som premium da Burmester.
Em relação a motorização, o Mercedes-Benz EQS SUV é equipado com um propulsor elétrico instalado no eixo traseiro que entrega 360 cv de potência máxima e 57,9 kgfm de torque instantâneos. De acordo com a fabricante alemã, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,7 segundos e velocidade máxima é de 210 km/h. A bateria do modelo tem capacidade para 108,4 kWh, o que gera uma autonomia de até 411 km, segundo o Inmetro. O carregamento, por sua vez, pode ser feito em estações de até 11 kW (corrente alternada) ou 200 kW (corrente contínua).
Entre os equipamentos de série do SUV elétrico estão assistente de distância ativa, de manutenção de faixa e de estacionamento, apoio para manobras abrasivas, fechamento da tampa do porta-malas e função partida sem chaves, navegação com realidade aumentada, head-up display e eixo traseiro direcional, com um ângulo de até 10 graus.
O carro, feito na fábrica da Mercedes-Benz do Alabama, nos Estados Unidos, já está disponível no Brasil nas 13 concessionárias da marca alemã que comercializam os outros modelos elétricos.