Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo começam na segunda-feira

31/03/2022
Fonte: SES

Fonte: SES

Começam na próxima segunda-feira (4 de abril) duas campanhas de vacinação: contra a gripe (Influenza) e contra o sarampo. Na da gripe, na primeira etapa os públicos-alvo serão os cerca de 2,1 milhões de idosos e os 361 mil trabalhadores da saúde. Em 3 maio a campanha abre para os demais grupos prioritários, que no Estado somam outras de 2,3 milhões de pessoas.

Diferentemente da vacinação contra a covid-19, que está disponível para todas as pessoas acima dos 5 anos de idade, a campanha contra a gripe possui foco naquelas pessoas que correm um maior risco de desenvolver casos graves e ir a óbito quando infectadas com o vírus Influenza, como os idosos, pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e crianças menores de 5 anos, ou aquelas mais expostas (trabalhadores da saúde e professores, por exemplo). Veja abaixo os grupos prioritários, datas de início da vacinação e público estimado no RS:

 

Primeira etapa – a partir de 4 de abril

Pessoas com 60 anos ou mais: 2.143.707

Trabalhadores da saúde: 361.210

 

Segunda etapa – a partir de 3 de maio

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias): 620.932

Gestantes e puérperas: 114.166

Povos indígenas: 24.659

Professores: 141.254

Pessoas com comorbidades: 777.224

Pessoas com deficiência permanente: 399.436

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas: 70.385

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso: 157.120

Trabalhadores portuários: 4.051

Funcionários do sistema prisional: 4.881

População privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas: 40.099

 

TOTAL DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS: 4.859.123

 

Vacina gripe trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

 

Idosos acima de 80 anos

Durante a campanha de Influenza, o idoso com 80 anos ou mais que já tiver completado 4 meses desde a sua primeira dose de reforço contra a covid-19 também poderá fazer um segundo reforço contra o coronavírus, ou colocar em dia a sua situação se estiver com alguma em atraso. Ambas vacinas da gripe e covid-19 podem ser aplicadas na mesma oportunidade em adultos.

 

Crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

 

Vacina do Sarampo para trabalhadores da saúde e crianças até 4 anos

A campanha de vacinação contra o sarampo é terá na sua primeira etapa (a partir de 4 de abril) como público-alvo os trabalhadores da saúde. Em 2 de maio a estratégia será aberta para as crianças de seis meses a menores de 5 anos.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela