Apresentação ocorreu nesta terça no Espaço Cultural Antiga Matriz (Fotos: Divulgação / PMDI)
Em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, a prefeitura de Dois Irmãos apresentou na tarde desta terça-feira (30) o planejamento para a criação do Centro de Inovação e Tecnologia do município. O evento ocorreu no Espaço Cultural da Antiga Matriz e contou com participação de autoridades locais e da região.
O Centro de Inovação e Tecnologia de Dois Irmãos ficará em uma das construções da propriedade adquirida pela administração municipal no Travessão Rübenich (antiga propriedade da família Braga). O objetivo é que o espaço seja a porta de entrada para empresários, investidores e comunidade acessarem as oportunidades de desenvolvimento de tecnologias, inovação e serviços no município e região. A expectativa é que o local possibilite o fortalecimento do mercado de inovação e tecnologia, além da ampliação da integração entre os atores do ecossistema.
– É um dos projetos do nosso Programa Cidade Inteligente que vem sendo amadurecido e planejado há algum tempo, em parceria com a Unisinos. A ideia também havia sido debatida com o Comitê Gestor de Inovação e Tecnologia de Dois Irmãos, em 2021, que foi criado para fortalecer as áreas de inovação e tecnologia no município, potencializando empresas e instituições de ensino do segmento e possibilitando a atração de investimentos – comentou o prefeito Jerri Meneghetti.
Ele lembrou que já esteve no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em Brasília, buscando apoio para a implantação do Centro de Inovação e Tecnologia.
– Além disso, representantes do ministério estiveram na cidade e mostraram total apoio e interesse na implantação do nosso espaço – acrescentou o chefe do Executivo, ressaltando que o município será o indutor para a realização do projeto, mas que o espaço terá vida própria e deve ser administrado pela própria comunidade, de forma organizada, através de uma entidade.
O vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus, parabenizou Dois Irmãos pela iniciativa.
– A cidade está numa posição positiva em vários âmbitos. A gestão municipal está pensando o presente e o futuro da cidade. O desafio é não esperar que o amanhã chegue, e sim se preparar, como vocês estão fazendo. O espaço físico também é propício para a integração dos atores do ecossistema, além de estar situado numa região de excelente qualidade de vida e próxima da natureza – declarou.
Ao final do evento foi disponibilizado espaço para sugestões dos presentes e lançada uma pesquisa aos interessados em contribuir com a estruturação do Centro. Para contribuir, basta responder o formulário em https://docs.google.com/.../1FAIpQLSeEu9.../viewform.