Expointer de 2019 contará com 3.975 animais que vão a julgamento

31/07/2019
Fonte: G1 / RS

Fonte: G1 / RS

A 42ª Expointer terá 3.975 animais de argola – que vão a julgamento –, segundo informou nesta terça-feira (30) a Secretaria de Agricultura. A feira tem início no dia 24 de agosto, e vai até 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O número é 6,3% menor que o registrado do ano passado, de 4.245. O governo atribui a diferença à redução de 76% nas inscrições de pássaros ornamentais. A queda, de 589 para os atuais 138, foi de 76,5%. Porém, inscrições de bovinos leiteiros – um dos setores que concentram maior volume de negócios – aumentaram 17,6%, com 782 animais, de 19 raças. “O aumento no número de inscrições nesses dois segmentos indica otimismo dos produtores e boas expectativas de negócios”, afirma o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.
Foram inscritos também 860 equinos, 6,32% que os 918 do ano passado. A oscilação é considerada normal pelo veterinário responsável pela seção de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Paulo Santos Coelho de Souza. “Algumas provas tradicionais para o cavalo crioulo, por exemplo, não vão ocorrer nesta edição. Também temos a coincidência de provas fora do estado na mesma época da Expointer. Isso já aconteceu em outras edições da feira, sem influenciar nos resultados finais”, comenta.


NOVIDADE
A Expointer deste ano terá como novidade a participação de equinos da raça gypsy horse, mas eles não participarão dos julgamentos. Entre os bovinos de corte, a feira volta a receber animais das raças senepol e canchim. As inscrições para animais de argola foram encerradas nesta segunda (29). Já entidades de criadores de animais rústicos e voltados para leilão e comercialização podem realizar o cadastro até o próximo dia 10.
Quem for à feira poderá ver os animais em 19 locais específicos para julgamentos e nove locais de leilões. A Expointer tem na programação julgamentos e leilões de animais, desfile dos campeões, palestras técnicas, feira de agricultura familiar e espetáculos artísticos, entre outras atrações.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela