Acessos na BR-116, pavimentação, Lei Rouanet e terrenos no São João estão na pauta do prefeito na capital do país
Seu primeiro compromisso foi no Ministério da Infraestrutura, onde o prefeito falou sobre o trevo de acesso ao bairro Travessão, pela BR-116, que parou porque foram encontradas rochas que têm de ser dinamitadas para a conclusão da obra e, no projeto inicial, não havia sido previsto um valor para a detonação. A prefeitura fará as detonações, mas é preciso que isso seja autorizado pelo representante estadual do ministério.
A reunião contou com a participação do deputado federal Marcel van Hattem (Novo). Nessa mesma visita, foi abordada a questão dos acessos do Portal da Serra e Distrito Industrial. O ministro Marcelo Sampaio garantiu a liberação de R$ 5 milhões para que as obras na altura do Portal da Serra comecem nas próximas semanas.
– Vocês têm o nosso compromisso de que não vai faltar recursos para a conclusão desta obra, iremos repassar R$ 5 milhões para que até o final do ano sejam concluídos o acesso de Travessão e do Portal da Serra – afirmou Sampaio.
O cronograma de execução será revisto junto à empresa responsável pela obra, com a expectativa de que a conclusão dos quatro acessos ocorra até a metade do próximo ano. Para o primeiro semestre de 2023 está prevista a execução da rótula de acesso do Distrito Industrial – última etapa.
Outro assunto levantado foi a pavimentação na estrada Jacob Boll, que leva da BR-116 até Novo Hamburgo e que ainda tem um trecho (na área de Dois Irmãos) não pavimentado.
Um segundo compromisso do prefeito Jerri Meneghetti será no Ministério do Turismo. Ali o chefe do Executivo de Dois Irmãos tentará destravar a liberação do uso da Lei Rouanet. Essa Lei é utilizada em Dois Irmãos a fim de arrecadar fundos para diversos eventos culturais, entre eles o Natal dos Anjos.
Um terceiro compromisso do prefeito Jerri na capital da República será na Fundação Nacional de Saúde, a FUNASA. Ali o município de Dois Irmãos pleiteia a liberação de dois caminhões que serão usados na coleta e compactação de lixo.
Um quarto compromisso do prefeito será no Ministério da Economia. Este trata-se da regularização de 39 terrenos, adquiridos por diversas pessoas, anos atrás, de uma loteadora no loteamento São João e que estavam em área pública. Os moradores compraram e não conseguiram regularizar as matrículas. Agora, graças a negociações feitas pelo prefeito, o ministério, que é proprietário das terras, vai repassar a propriedade ao município e a prefeitura, então, regularizará as matrículas perante os compradores, tornando cada um deles o legal proprietário do imóvel.
Acompanhando o prefeito Jerri, está o secretário de Planejamento de Dois Irmãos, João Jordan da Silva. O prefeito embarcou ontem, terça-feira, 30, pela manhã, e retornará amanhã, quinta-feira.
(Fotos: Divulgação)
Prefeito Martin Kalkmann (Ivoti), prefeito Jerri Meneghetti (Dois Irmãos), ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e deputado federal Marcel van Hattem