Fonte: GZH / Foto: JDI
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou três alertas de tempestade abrangendo diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo um vermelho. Os três entraram em vigor à meia-noite e são válidos até as 23h59min desta segunda-feira (31).
O aviso que indica grande perigo, na cor vermelha, prevê chuva superior a 100 milímetros, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Ele abrange uma faixa da região noroeste a nordeste do Estado, na divisa com Santa Catarina.
O alerta laranja prevê chuva entre 50 e 100 milímetros, rajadas de vento de 60 km/h a 100 km/h e possibilidade de granizo. O comunicado é válido para a mesma faixa do alerta vermelho, mas avança um pouco mais para Sul.
O aviso amarelo indica chuva entre 20 e 50mm, rajadas de vento de 40 km/h a 60 km/h e granizo. Ele abrange uma área que cruza o Estado desde o Noroeste até o Litoral Médio.
Virada no tempo
Setembro começará com uma virada no tempo. A partir de terça-feira (1), a tendência é de redução gradual da instabilidade no RS. Áreas costeiras e a Região Metropolitana de Porto Alegre ainda podem apresentar pancadas isoladas durante o período da manhã e ao longo da tarde. No entanto, elas devem cessar até o fim da noite.
Na quarta-feira (2), o tempo firme deve se consolidar em todo o Estado. Embora possa haver nebulosidade, o sol deve aparecer com mais frequência e as temperaturas vão se elevar um pouco em relação aos últimos dias, principalmente no Oeste. A expectativa é que a semana siga assim até o fim. A quinta-feira (3) e a sexta-feira (4) também prometem sol com nuvens.
Temperaturas caem a partir de sexta
O destaque para a reta final da semana são os termômetros, que devem começar a cair a partir de sexta. A mudança já será perceptível em algumas regiões do Estado, porém vai se fortalecer no fim de semana.
Espera-se um frio associado a condições que devem seguir estáveis. Contudo, em razão da distância de tempo, a previsão ainda pode sofrer alterações importantes.
Próximos dias – Dois Irmãos
– Terça, dia 1: Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa. 13°C / 17°C
– Quarta, dia 2: Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite de céu limpo. 10°C / 19°C
– Quinta, dia 3: Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 11°C / 25°C
– Sexta, dia 4: Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com poucas nuvens. 10°C / 17°C