Fonte: G1/RS
A quinta etapa da pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e conduzida por outras 12 universidades, mostra que o coronavírus avança de modo constante no Rio Grande do Sul. De acordo com os dados divulgados, na tarde desta quarta-feira (1º), um em cada 214 moradores tem ou teve o coronavírus. Entre os 4,5 mil testes realizados, 21 tiveram resultado positivo. Até então, nas outras quatro fases, o maior número de exames positivados havia sido na terceira fase — 10 pessoas.
Isto significa que, segundo a estimativa, 0,47% da população possui anticorpos para a Covid-19. “Tem havido um aumento da infecção. Temos um aumento progressivo mantido durante esse período de praticamente três meses”, diz o professor emérito da UFPel, Fernando Barros. “A história natural dessa doença está sendo escrita, e não só pelo vírus, mas por nós. O pico da curva vai se estabelecer de acordo com os cuidados que tivermos com o vírus. Temos que ser o mais cuidadoso possível para que o pico máximo seja o mais baixo possível”, completa. Além disso, oito das nove regiões analisadas tiveram ao menos um caso positivo. Somente em Santa Maria, na Região Central, não houve um caso confirmado. “Isso nos indica que existe uma difusão mais ou menos homogênea nessas cidades que são estudadas no inquérito”, pontua Barros.
Com base nesses números, a estimativa de pessoas com Covid-19, recuperadas ou em recuperação, no RS, é de 53.094. Como o levantamento oficial aponta 26.941 infectados, a subnotificação baixa para um caso não notificado a cada caso notificado.