7 dicas para aumentar a qualidade de vida dos idosos

01/10/2021
Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Essa data serve para chamar a atenção sobre as necessidades específicas das pessoas mais velhas, que aos poucos vem se tornando a maioria da população mundial e merecem toda a atenção e carinho.

A profissional da saúde e fundadora da agência de cuidados Melhor Idade, Évelyn Taime Batista Freitas, explica sete dicas que podem ajudar os idosos a terem uma melhor qualidade de vida e evitar possíveis doenças.

 

1. Manter uma vida social ativa

Manter uma vida social no círculo familiar e fora de casa é essencial. Caso o idoso fique apenas na residência, ele pode sofrer de problemas como depressão, ansiedade e solidão. Por isso, sair de casa para ter momentos de lazer com os parentes faz com que eles se sintam amados e incluídos no cotidiano da família. Além disso, participar de grupos com afinidades em comum, como os de igreja, grupos de crochê, clubes do livro ou de trabalhos voluntários é uma excelente maneira de manter a vida social e as amizades. “Isso ajuda a exercitar a mente, a saúde física e emocional”, diz Évelyn Taime.

 

2. Reforçar a alimentação saudável e a ingestão hídrica

Uma alimentação balanceada é extremamente importante em qualquer idade, mas nos idosos tem uma função vital. Evitar alimentos processados, gordurosos ou com excesso de açúcar e sal pode fazer toda a diferença. O consumo de frutas e vegetais estimula a mente e o corpo. Além disso, é preciso sempre oferecer água para eles, já que os idosos tendem a sentir menos sede e dessa forma podem ficar desidratados mais facilmente. O idoso que possui mais autonomia pode colocar um lembrete para recordar de beber água com mais frequência. 

 

3. Cuidar da pele

“A pele do idoso precisa estar bem hidratada, porque evita lesões e feridas. Por causa da perda de líquidos, ele não tem tanta sede e não se hidrata tanto, então ele começa a ficar desidratado de dentro para fora”, diz a profissional de saúde. Logo a pele fica mais fina e começa a descamar, e um sinal de desidratação é que o idoso pode começar a se coçar e ter feridas na pele. O ideal, segundo Évelyn, é passar hidratante para pele seca sem fragrância após o banho e antes de dormir, evitando dessa forma o ressecamento.

 

4. Praticar exercícios físicos e mentais

Para manter a saúde da mente e do corpo em dia, é necessário praticar exercícios físicos e mentais. O ideal para idosos são exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação e alongamentos. Para manter a mente ativa, atividades como leitura, quebra-cabeças, pintura de mandalas, dominó, caça-palavras, xadrez, dama e resta um são excelentes alternativas.

 

5. Consultar com o médico geriatra e tomar as medicações adequadas

Ao procurar um médico para o idoso, o ideal é sempre buscar um médico geriatra. As crianças vão a pediatras porque tem o organismo diferente dos adultos. Com as pessoas na terceira idade não é diferente, e medicamentos usados em adultos ou indicados por um clínico geral podem não ter a mesma efetividade no organismo de pessoas mais velhas. Além disso, medicar corretamente, com a prescrição de um médico, pode ajudar a curar ou estabilizar doenças e é um passo essencial no cuidado ao idoso.

 

6. Adaptar a casa

Para evitar quedas é preciso fazer a adaptação da casa. O idoso não tem a mesma mobilidade de um adulto e muitos não enxergam bem. Então o ideal, segundo Évelyn Taime, é deixar o ambiente sempre organizado, evitar tapetes, buscar calçados que tenham uma boa aderência no chão e colocar barras nas escadas e banheiros para auxiliar a locomoção e evitar acidentes. Ao sair de casa é importante que o idoso se alimente, porque os que têm diabetes e problemas de pressão podem ter quedas, tontura ou desorientação. Além disso, idosos com diabetes ou problemas de pressão devem medir a glicemia e aferir a pressão antes de sair de casa.

 

7. Não esquecer o carinho e respeito

Tratar o idoso com respeito e amor é um ponto chave para uma boa qualidade de vida. “É importante lembrar que eles já tiveram toda uma vida, já passaram tudo que a gente vai passar, então ouvir e respeitar eles é essencial. Além disso, cuidar e proteger, porque eles também cuidaram de nós um dia. Dessa forma, fazer os idosos se sentirem acolhidos e amados pela família”, diz a profissional.

 

Onde encontrar

A agência Melhor Idade possui técnicos em enfermagem e cuidadores disponíveis para auxiliar no cuidado com os idosos e demais pessoas que tenham a necessidade de auxílio. Pelo WhatsApp (51) 99904-6029 é possível contratar profissionais com o grau de cuidados, frequência e horários que o cliente necessita. No Instagram @agenciacuidadores são compartilhadas postagens com mais dicas de cuidados.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela